Com pequenas mudanças na rotina e escolhas mais conscientes, é possível driblar os custos elevados
Créditos: iStock
Em qualquer cidade do mundo, se locomover é parte essencial da rotina de milhões de pessoas. Seja de transporte público ou veículo próprio, os meios de locomoção fazem parte da rotina, impactando significativamente o orçamento familiar.
Uma pesquisa divulgada pela Numbeo, realizada nos últimos anos, fez um levantamento sobre os gastos com transporte público em diversos países. Os dados mostraram que o brasileiro que depende desta modalidade de transporte para se locomover ao trabalho compromete cerca de 15% a 20% do seu orçamento total, considerando apenas duas passagens diárias para 20 dias úteis no mês.
Para quem depende do carro, os dados também são impactantes. O levantamento divulgado pela Serasa destacou que ter um carro próprio é considerada a terceira maior despesa de uma família no país. Para 67%, os gastos com automóvel próprio só estão atrás de despesas com alimentação e custos com contas básicas, como luz, gás e água.
Estas informações servem para concretizar aquilo que o brasileiro já sente no bolso no seu dia a dia. Embora pareça um desafio difícil de se superar, o impacto financeiro ao se locomover pode ser diminuído ao mudar algumas ações na rotina. Seja se adaptando a outras formas de locomoção ou se planejando melhor, é possível economizar e diminuir esse custo.
Organize os trajetos
Uma das maneiras de reduzir os custos com transporte é justamente se organizando e adaptando a rotina. Ao sair de casa para um compromisso, sempre que possível, é aconselhável aproveitar o caminho para resolver outras pendências naquela mesma região, evitando gastos desnecessários para o mesmo local.
Diferentes meios de transporte
Fazer mudanças na forma de se locomover pode ser uma escolha inteligente para diminuir os gastos. Caminhar um pouco mais ou alugar uma bicicleta pelos sistemas de aplicativos pode diminuir uma das conduções, tendo um impacto significativo ao final do mês.
Além disso, para quem depende do transporte público, é preciso sempre se atualizar quanto aos reajustes das tarifas. Acompanhar os valores permite ao usuário escolher linhas com passagens mais em conta.
Procure caronas
A carona é uma maneira de economizar, principalmente nos compromissos do dia a dia, como ir ao trabalho ou levar os filhos a escola. Para quem tem carro, uma possibilidade é oferecer carona para colegas que vão na mesma direção, dividindo os custos da gasolina.
Para quem não tem automóvel, uma opção é buscar por vizinhos que fazem trajetos semelhantes. Além de tornar o caminho mais cômodo, o valor gasto com combustível será menor quando compartilhado.
Procurar em redes sociais e conversar no trabalho, na vizinhança, na escola dos filhos ou na faculdade podem ser o caminho para encontrar quem está disposto a dividir os gastos.
Faça trocas inteligentes
Para aqueles que precisam fazer muitas viagens ou mesmo moram muito distante do trabalho, o carro é um meio de transporte inevitável. Embora ele tenha suas facilidades, ter um carro próprio demanda muito orçamento, tanto para a compra quanto para manter o veículo.
Nestes casos, o carro por assinatura pode ser uma troca inteligente, principalmente para quem precisa do veículo com rapidez. Esta modalidade tende a ser mais prática, principalmente pela facilidade burocrática e pela possibilidade de sempre estar com um carro novo disponível, sem precisar investir em revisões e manutenção.