
Itaboraí recebe novos professores concursados com formação de boas-vindas
Por Educação
Publicado em 02/07/2025

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou na manhã desta quarta-feira (02/07) o primeiro encontro formativo para os novos professores concursados da rede municipal de ensino. A recepção aconteceu no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), no bairro Nova Cidade, e contou com a presença do secretário de Educação, Mauricilio Rodrigues, além de toda a equipe técnica da SEMED.
O objetivo do evento foi promover um acolhimento institucional, apresentar os setores da secretaria, esclarecer dúvidas sobre os direitos e deveres dos servidores e reforçar o compromisso da gestão com uma educação pública de qualidade.
Durante a abertura, o secretário municipal de Educação, Mauricilio Rodrigues, deu as boas-vindas aos educadores e reforçou a importância do papel de cada um na construção do futuro da cidade.
“Hoje é um dia muito especial. Estamos recebendo quase 300 novos professores que passam a integrar oficialmente a nossa rede. Esse primeiro contato é o início de um vínculo que esperamos que seja duradouro. Queremos que cada profissional se sinta valorizado, acolhido e consciente de que tem em nós, na Secretaria de Educação, um parceiro para todos os momentos. Juntos, vamos continuar avançando na construção de uma escola pública forte, humana e transformadora”, destacou o secretário.
A programação da manhã contou com apresentações institucionais, explanações sobre o estatuto do servidor, regimento interno, período probatório e estrutura da Rede Municipal de Ensino. Também foi reforçada a importância do compromisso ético e profissional com o aluno e com a comunidade escolar.

Além desse primeiro momento, a SEMED já programou um segundo ciclo de formação pedagógica para os novos servidores. Prevista para a terceira semana de julho, a etapa será dividida por segmentos — Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA) — e abordará o Referencial Curricular Municipal e orientações pedagógicas específicas para cada etapa de ensino.
Para a subsecretária de Gestão e Ensino da SEMED, Gláucia Vieira, com professores atuando da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, a expectativa da gestão é que esses novos profissionais se tornem multiplicadores do projeto educacional em curso no município.
“A nossa maior expectativa é fidelizar esses profissionais na nossa rede. Hoje estamos formando professores que esperamos que fiquem aqui por 25, 30 anos, contribuindo ativamente para o crescimento das nossas escolas e a formação das novas gerações”, explicou a subsecretária.
A recepção dos novos professores marca o início de uma trajetória que deve ser construída com diálogo, integração e troca de experiências. Ao apresentar a estrutura da rede, os direitos e deveres dos servidores e os caminhos pedagógicos adotados no município, o encontro proporciona mais segurança para quem está começando e fortalece o vínculo entre escola e Secretaria desde o primeiro dia.
Secretaria Municipal de Comunicação
source
Com informações da Prefeitura de Itaboraí