O empresário Luciano Hang, dono da Havan, participou nesta terça-feira, 1º, de uma ação da campanha BC Bem Cuidada, em Balneário Camboriú, ao lado da prefeita Juliana Pavan. A iniciativa promove a zeladoria e a valorização dos espaços públicos da cidade, por meio de ações como limpeza, pintura, paisagismo e reparos urbanos.
Vestido com um macacão de pintor, Hang se uniu à equipe da prefeitura para realizar a revitalização simbólica do viaduto Zeferino Pretto, que dá acesso ao ponto turístico Cristo Luz. O local foi alvo de pichações, mas ganhou nova pintura e atenção especial como marco do cuidado com o espaço urbano.
“Balneário Camboriú está de parabéns! Que sirva de exemplo para que outros municípios façam o mesmo. Cuidar da nossa casa, da nossa cidade é o básico. Isso é proporcionar qualidade de vida aos cidadãos”, comenta o empresário.
Luciano Hang tem sido uma das vozes mais atuantes contra a pichação em Santa Catarina. Nas redes sociais, ele frequentemente denuncia casos e defende que os prefeitos adotem medidas firmes contra a manipulação urbana. Em Brusque, cidade natal do empresário e onde nasceu a Havan, Hang chegou a liderar uma campanha contra pichações, que inclusive motivou debates na Câmara de Vereadores em oposição a um projeto de lei sobre grafite na cidade.
“Nas mais de 180 megalojas da Havan em todo o Brasil, nenhuma é pichada. E quando tentar, a gente limpa e pinta de branco de novo. Se voltarem a fazer, a gente repinta quantas vezes por preciso, até cansar o pichador. É isso que os prefeitos precisam fazer também: mostrar que a cidade tem dono e que tem cuidado”, diz o Hang.
Para ele, essa postura firme deve ser padrão em todo o país. “Eu prezo pela limpeza e pela organização não só nas minhas empresas, mas também nas cidades. Sempre cobro isso dos gestores: as cidades precisam ser tratadas como cartões postais. Pichação é consequência de descuido, de falta de amor com o lugar onde se vive. Não podemos aceitar isso”, completou.