A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto será palco, às 15h de amanhã, sexta-feira, 19/12, de um encontro que integra artes visuais, espiritualidade, meditação e dança clássica indiana, com proposta de uma experiência de imersão cultural e reflexiva. O evento Arte Warli: caminhos para o autoconhecimento é gratuito e aberto a todos os interessados.

A artista indiana Kuhu Shukla vai apresentar a poética da Arte Warli, tradição tribal da Índia marcada por formas geométricas e narrativas simbólicas ligadas à ancestralidade e à conexão com a natureza. Engenheira e artista visual, Kuhu Shukla é nascida na Índia e radicada nos Estados Unidos, e seu trabalho investiga a retomada do sagrado e das raízes culturais por meio da arte.

A mulher de pele morena, com cabelos longos e escuros, está sorrindo para a câmera. Ela usa um vestido preto de gola alta e uma echarpe colorida com padrões geométricos que cruza o peito. Um colar com pedras de diversas cores e formatos complementa seu visual. À sua esquerda, há um quadro grande com uma arte abstrata em tons de preto, branco e azul claro, com um padrão que lembra galhos e figuras estilizadas. O quadro está apoiado em um tripé. À sua direita, outro quadro exibe uma pintura vibrante em fundo vermelho, com figuras brancas estilizadas que parecem dançar em círculo, lembrando um estilo de arte popular. O cenário é ao ar livre, com gramado verde, árvores ao fundo e um céu parcialmente nublado. Há também um barril metálico visível no canto inferior esquerdo.
A artista indiana Kuhu Shukla vai apresentar a poética da Arte Warli

O evento também inclui um momento de meditação conduzido por Fernanda Almeida, licenciada em Artes Visuais, doutoranda em Filosofia, estudante de Vedanta (filosofia indiana focada na busca pelo autoconhecimento) e colaboradora da ala cultural do Consulado da Índia em São Paulo. Sua abordagem une filosofia, arte e práticas contemplativas.

Fernanda Almeida vai conduzir a meditação

Para encerrar a programação, o público poderá apreciar a dança clássica indiana Odissi, apresentada por Adriana Zamarim, professora de dança no Centro Cultural Swami Vivekananda e representante cultural do Consulado da Índia em São Paulo. A Odissi é uma das mais antigas formas de dança da Índia, reconhecida por sua expressividade e profundidade espiritual.

Adriana Zamarim apresenta a dança clássica indiana Odissi

A Biblioteca Municipal fica na rua Saldanha Marinho, 333. O evento integra a agenda cultural do município e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Aberta ao público, a atividade propõe um diálogo sensível entre arte, corpo, pensamento e autoconhecimento.
SERVIÇO – Arte Warli: caminhos para o autoconhecimento. Amanhã, 19/12, às 15h. Na Biblioteca Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, rua Saldanha Marinho, 333. Informações: (19) 3433-3674.

source
Com informações da Prefeitura de Piracicaba

Share.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Exit mobile version