A Unidade Gestora de Obras Particulares concluiu o balanço anual de 2025 referente à emissão de alvarás de construção em Mongaguá. Ao todo, foram expedidos 322 alvarás, número que representa um crescimento de 17,95% em relação a 2024, quando foram emitidas 273 autorizações.
Os dados confirmam o aquecimento do setor da construção civil no município e refletem o fortalecimento da atividade imobiliária ao longo do último ano.
De acordo com o levantamento, o tipo de edificação predominante, tanto em 2024 quanto em 2025, foi o de casas unifamiliares, moradias projetadas para abrigar uma única família em um mesmo terreno, tendência que demonstra a manutenção do perfil residencial característico da cidade.
Parte significativa desse crescimento foi registrada nos últimos meses de 2025, resultado da abertura de um diálogo mais direto da Prefeitura com profissionais da construção civil e representantes do setor imobiliário, promovendo maior orientação técnica e agilidade nos processos.
“Observamos também uma crescente iniciativa de imóveis verticalizados, o que é natural diante do adensamento das cidades do Litoral. No entanto, Mongaguá ainda dispõe de áreas propícias para residências térreas, mantendo equilíbrio no seu desenvolvimento urbano”, destacou o gestor do setor, Luís Paulo Telles.
Segundo ele, a Administração Municipal já iniciou o processo de revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo, medida que abrirá amplo debate sobre o futuro do crescimento da cidade. “Os construtores serão ouvidos nesse processo, permitindo a análise de ideias e investimentos promissores no segmento.”
Ainda conforme o gestor, a prefeita demonstrou entusiasmo com os números do balanço e determinou a criação de mecanismos que assegurem uma expansão urbana planejada e ordenada. “Mongaguá consolida um cenário de desenvolvimento estruturado, aliado ao planejamento urbano responsável e ao estímulo à atividade econômica local”, concluiu.
Foto: Banco de Imagens/Freepik
source
Com informações da Prefeitura de Mongágua
