.

Ação atenderá mais de 2,5 mil estudantes; professores trabalham ritmo, percepção e sensibilidade musical com o uso de objetos simples do cotidiano

Publicado em: 15/05/2026 15h21 | Atualizado em: 15/05/2026  Fotografia de um auditório com inúmeras pessoas, alguns adultos sentados no palco e uma projeção no telão.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) lança, nesta sexta-feira (15), o projeto de musicalização infantil na Rede Municipal de Ensino, com o método do maestro João Carlos Martins. A iniciativa será implementada em 27 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), sendo 25 unidades localizadas em Centros Educacionais Unificados (CEUs) e duas em EMEFs, ampliando o acesso à cultura e fortalecendo a escola pública como espaço de formação integral e transformação social. 

O projeto com o método do maestro João Carlos Martins atenderá mais de 2.500 estudantes, distribuídos em 86 turmas, promovendo experiências de musicalização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A proposta utiliza uma metodologia acessível e criativa, permitindo que professores trabalhem ritmo, percepção e sensibilidade musical com o uso de objetos simples do cotidiano, sem a necessidade de instrumentos convencionais. 

Além das atividades com os estudantes, os educadores participantes receberão formação específica para aplicação da metodologia em sala de aula. O projeto prevê ainda a utilização de livro didático de musicalização infantil e o suporte de plataforma digital da editora responsável pelo material, com vídeos e conteúdos complementares de apoio pedagógico. 

A iniciativa contribui para o desenvolvimento dos Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento previstos no Currículo da Cidade, além das competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente na área de Arte e nas práticas de linguagem. 

Unidades Participantes:  

  • CEU EMEF – CIDADE DUTRA 
  • CEU EMEF – MAGDA BECKER SOARES 
  • CEU EMEF – JARDIM PAULISTANO 
  • CEU EMEF – TEOTONIO VILELA, SEN. 
  • EMEF – PERICLES EUGENIO DA SILVA RAMOS 
  • CEU EMEF – RUTH DE SOUZA 
  • CEU EMEF – ANTONIO CARLOS ROCHA, PROF. 
  • CEU EMEF – ANTHONY JOHN CONRY, PE 
  • CEU EMEF – MARINA COLASANTI 
  • CEU EMEF – PARAISOPOLIS 
  • CEU EMEF – JOSE SARAMAGO 
  • CEU EMEF – MARIO FITTIPALDI 
  • CEU EMEF – NAZARE NERI LIMA, PROFA 
  • CEU EMEF – MARA CRISTINA TARTAGLIA SENA, PROFA. 
  • CEU EMEF – PAULO GOMES CARDIM, PROF. DR. 
  • EMEF – ARY GOMES, CEL. 
  • CEU EMEF – MARIA CLARA MACHADO 
  • CEU EMEF – VILA CURUCA 
  • CEU EMEF – ROSANGELA RODRIGUES VIEIRA, PROFA. 
  • CEU EMEF – VALTER PAULINO ESTEVAM, PROF. DR. 
  • CEU EMEF – PAULO GONCALO DOS SANTOS, PROF. 
  • CEU EMEF – ALFA BEATRIZ DOS SANTOS NWOSU, PROFA. (antigo ALTO ALEGRE) 


source
Com informações da Prefeitura de São Paulo

Share.

Deixe uma respostaCancelar resposta

Exit mobile version