Fernanda Niquirilo
Educação e Cidadania
Colaborou o estagiário Igor Claret
O Centro da Juventude (CEJUV), no Jardim América, foi palco de muita celebração na última sexta-feira (3), durante a formatura de estudantes no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A cerimônia marcou a conclusão das atividades do programa desenvolvidas ao longo do semestre, em uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e a Polícia Militar.
Representando a Rede Municipal de Ensino, 12 escolas participaram da solenidade, reunindo cerca de 1.200 estudantes que concluíram a formação.
Promovido pelo 46º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o evento também contou com a participação de alunos das redes estadual e particular de ensino, reforçando a integração entre as instituições de ensino e as forças de segurança na promoção da cidadania e da prevenção às drogas e à violência.
As unidades escolares da Rede rede municipal de São José dos Campos receberam o certificado de conclusão dos estudantes das Emefi’s:
- Emefi Profª. Maria Gomide Santos de Souza
- Emefi Profª Martha Abib Castanho
- Emefi Prof° Edewaldo Freitas Gaia Sant’ana
- Emefi Profª Henriqueta Costa Porto
- Emefi Prof° Nelson Ferreira da Silva
- Emefi Profª Mercedes Carnevalli Klein
- Emefi Prof° José Frederico Marques
- Emefi Prof° Therezinha do Menino Jesus Soares do Nascimento
- Emefi Profª Jacyra Vieira Baracho
- Emefi Profª Homera da Silva Braga
- Emefi Profª Maria de Melo
- Emefi Profª Otacília Madureira de Moura
Cidadania e Prevenção
Além de alertar sobre os riscos das drogas e da violência o programa ensina habilidades para a vida, como autocontrole, empatia, tomada de decisões responsáveis e fortalecimento dos laços familiares e escolares.
“As aulas foram muito legais, aprendemos o que não devemos fazer e ajudara a combater as drogas”, disse Miguel Ferreira Fazzani da Silva, de 11 anos, da Emefi Profª Mercedes Carnevalli Klein.

Miguel Ferreira Fazzani da Silva, de 11 anos l Foto: PMSJC
Para Beatriz Amalfi, de 11 anos, da Emefi Prof° Edewaldo Freitas Gaia Sant’ana, as aulas também ensinam respeito, “O mais importante que eles ensinaram foram sobre as drogas, mas também como reconhecer e ajuda a combater o bullying” afirmou.

Beatriz Amalfi, 11 anos, destacou a ajuda no combate ao bullying l Foto: PMSJC
Proerd
Criado em 1983 nos Estados Unidos, o Proerd chegou ao Brasil em 1992. Em São José, funciona há cerca de 24 anos e é reconhecido pela contribuição na formação cidadã dos alunos, com foco na prevenção ao uso de drogas, promoção da empatia e no fortalecimento de vínculos entre escola, família e comunidade.
Entre os objetivos do Proerd, está o ensino de boas estratégias de tomada de decisão, que ajudam os estudantes a desenvolver habilidades que permitam conduzir as próprias vidas de maneira segura e saudável.
As estratégias são voltadas à capacitação do jovem para fazer escolhas saudáveis e livres do abuso de drogas, violência e de outros comportamentos perigosos. A iniciativa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.
MAIS NOTÍCIAS
Educação e Cidadania
source
Com informações da Prefeitura de São José dos Campos




