Confira as fotos no Flickr
Mais de 500 mulheres já passaram pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Mama, mantido pela Secretaria da Mulher. Atualmente, 60 participantes integram o grupo, que oferece acompanhamento multidisciplinar, itens de apoio durante o tratamento, rodas de conversa, oficinas, passeios e ações voltadas à autoestima.

A equipe é formada por psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistente social e outros profissionais. O núcleo também disponibiliza perucas, lenços, sutiãs pós-mastectomia e próteses mamárias.
As participantes são chamadas carinhosamente de “pérolas rosas”. O nome faz referência à formação de uma pérola, que começa a partir de uma irritação na concha da ostra. Para a equipe do núcleo, a escolha representa a trajetória das mulheres e a transformação de uma experiência difícil em uma nova etapa de vida.
Saiba mais
Convivência e autoestima
A programação inclui o “Chá com Afeto”, com rodas de conversa mediadas por psicólogo, oficinas de artesanato, passeios culturais, piqueniques, encontros de aniversariantes e outras ações de integração.
Também são realizados dias de beleza com a participação de voluntários, que oferecem serviços como cabelo, maquiagem, podologia, reiki e design de sobrancelhas.
A convivência com as outras participantes também ajudou Alexandra a sair de casa e recuperar a disposição. “Foi um estímulo para sair de casa. Eu não sou uma pessoa muito fácil para fazer amizade, mas aqui fui acolhida. Voltei a conversar, a sorrir e a olhar para as pessoas ao meu redor. Parece que floresceu alguma coisa dentro de mim.”
“Ninguém olha para você com pena”
Maria Rita do Carmo Franklin e Silva também demorou a conhecer o núcleo. Depois da primeira visita, passou a frequentar regularmente as atividades. “A gente chega se sentindo muito sozinha. Aqui é diferente: ninguém olha para você com pena. Somos todas iguais, conversamos, brincamos e criamos confiança umas nas outras.”
Moradora do Jardim dos Camargos, Maria Rita participa das oficinas de artesanato e dos encontros realizados pelo núcleo. Ela também destaca as ações de cuidado pessoal. “Hoje mesmo passei pela maquiagem e me senti muito mais bonita. Ninguém cobra nada da gente. É muito bom, eu gosto muito daqui.”
Uma tarde de beleza e fotografia
As integrantes do núcleo também participaram de uma sessão de fotos produzida pela Secretaria de Comunicação. A ação faz parte da preparação de materiais institucionais que serão utilizados durante o Outubro Rosa para divulgar o trabalho desenvolvido pelo serviço.
Antes dos registros, as participantes tiveram uma tarde de cuidados com cabelo e maquiagem. A proposta foi criar um momento de descontração e, ao mesmo tempo, produzir imagens que apresentem as mulheres atendidas pelo núcleo e o trabalho realizado pela Secretaria da Mulher.
A fotógrafa Ana Guice, da Secretaria de Comunicação, participou da produção e acompanhou de perto a interação entre as participantes. “Foi muito fácil fotografá-las, porque elas estavam felizes e radiantes. Como profissional, essa entrega faz toda a diferença. Minha missão era captar a verdade e a história de cada uma em uma imagem, e pude perceber também o carinho entre elas. Mesmo passando por um momento difícil, havia vontade de sorrir, de conversar e de trocar carinho. Foi um momento muito especial.”
As fotografias serão utilizadas nas ações institucionais do Outubro Rosa, ajudando a apresentar à população o trabalho realizado pelo Núcleo de Combate ao Câncer de Mama e a importância do acompanhamento oferecido às participantes.
Serviço
Núcleo de Combate ao Câncer de Mama – Secretaria da Mulher
Endereço: Rua Sebastião Davino dos Reis, 756 – Jardim Tupanci
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: 4706-4046
Da redação
Crédito da foto: Ana Guice/Secom Barueri
source
Com informações da Prefeitura de Barueri




