Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado anualmente em 19 de agosto, a Prefeitura de Itupeva promoveu uma ação de convivência com os acolhidos da Operação Noites Frias, no acolhimento provisório noturno localizado no CREAS, na última sexta (21).
A iniciativa, realizada em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e a equipe contratada para prestar o serviço de acolhimento, proporcionou uma noite de confraternização, com pizza e momentos de conversa e convivência.
Além de que oferecer um momento de descontração, a ação teve como objetivo fortalecer os vínculos entre os acolhidos e os profissionais que atuam diariamente no atendimento, criando um ambiente de escuta, acolhimento e aproximação. O prefeito Rogério Cavalin esteve no local, ao lado da secretária de Desenvolvimento Social, Eliana Alencar, da Diretora de Proteção Social Básica e Especial, Caroline. P. Rocha, do coordenador do Creas, José Luis Froda. O evento também contou com a presença do presidente do SOS, Amaury Ricardo Piccolo.
O trabalho desenvolvido no município também tem apresentado reflexos na trajetória de algumas das pessoas atendidas. De acordo com relatos dos próprios acolhidos, eles percebem mudanças desde que as ações voltadas à população em situação de rua foram intensificadas em Itupeva. Léo comentou que tem sentindo uma esperança em sua vida. “Com todo o acolhimento que está acontecendo aqui com a gente eu tenho percebido uma esperança, um sentimento de renovação, uma nova vontade de viver”, disse ele.
Entre os resultados observados estão a retomada da busca por oportunidades de trabalho e o interesse em regularizar a documentação pessoal, passos importantes para a reconstrução da autonomia e para a retomada de projetos de vida
A ação proposta pelo CREAS demonstra a importância de um atendimento que vá além do acolhimento emergencial, buscando estabelecer vínculos e criar caminhos para que cada pessoa possa avançar em sua trajetória, com acesso a direitos, oportunidades e novas perspectivas.
Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é celebrado em 19 de agosto e foi instituído oficialmente pela Lei nº 15.187. A data reforça a importância da promoção de direitos, do respeito e da construção de políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua, fortalecendo ações de acolhimento, proteção social e inclusão.
source
Com informações da Prefeitura de Itupeva


