Agentes de segurança escolar recebem formação em Suzano

1
266

Pelo menos 80 servidores participaram de palestras e oficina de técnicas de defesa pessoal

A Secretaria de Educação de Suzano ofereceu nesta segunda-feira (03/02) formação a 80 agentes de segurança escolar, com palestra sobre fundamentos teóricos e jurídicos do trabalho e oficina de técnicas de defesa pessoal. Os servidores ainda receberam uniformes e orientações sobre funcionamento do “botão do pânico”, conectado à Central de Segurança Integrada (CSI). As atividades contaram com a participação do prefeito Rodrigo Ashiuchi e do titular da pasta, o professor Leandro Bassini.

Iniciada às 9 horas, a primeira ação oferecida aos agentes foi uma palestra sobre “Fundamentos Teóricos e Jurídicos do trabalho do Agente de Segurança Escolar”, coordenada pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa), no Cineteatro Wilma Bentivegna. Em seguida, os colaboradores receberam coletes de identificação e o manual de uso do alarme escolar, o chamado “botão do pânico”.

A capacitação deve ser encerrada nesta terça-feira (04/02), com uma visita monitorada ao CSI, que tem o objetivo de apresentar o uso prático dos alarmes e explicar o funcionamento da monitoria por câmeras na cidade, com apoio dos Guardas Civis Municipais (GCMs), da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã.

Já no período da tarde, entre 13 e 16 horas, os agentes participaram de uma oficina de “Técnicas de Defesa Pessoal”, no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, oferecido pelo Projeto Bonsai Construindo o Futuro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Na ocasião, cada servidor pôde aprender os métodos e aplicar as diferentes formas de defesa pessoal na prática, com o objetivo de ensinar imobilização de pessoas para garantir a segurança de alunos e do corpo docente.

Para Patrícia Cristina Carneiro Pontes, agente de segurança escolar na rede há cerca de oito anos, a qualificação vem para ajudar a definir mais ainda o trabalho realizado nas escolas municipais. “Essas informações nos ajudam no dia a dia, principalmente para garantir mais segurança nas escolas”, disse.

Segundo o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, as atividades fazem parte da “Parada Pedagógica”, que é a preparação da rede para o novo ano letivo que tem início previsto para esta quarta-feira (05/02). “Acredito que esta preparação para os agentes é primordial para a melhoria da Segurança Escolar. Estamos (administração municipal) todos empenhados em melhorar a Educação suzanense, seja com inaugurações, com entrega de materiais e com formações”, disse.

Outras atividades

Ainda nesta segunda-feira (03/02), o prefeito Rodrigo Ashiuchi acompanhou uma videoconferência com profissionais da rede municipal de ensino para reforçar as diretrizes do ano letivo, que será iniciado nesta quarta-feira (05/02). Na oportunidade, os trabalhos que serão desenvolvidos na Educação ao longo do ano foram apresentados pelo secretário Leandro Bassini.

Por fim, o chefe do Executivo suzanense acompanhou a capacitação, ministrada pelo palestrante Thiago Lopes, voltada à identificação e intervenção precoce de crianças com transtorno do espectro do autismo (TEA). O treinamento foi promovido no anfiteatro Orlando Digenova, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, pelo setor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Instituto Farol, com o objetivo de capacitar educadores do ensino público municipal sobre os aspectos centrais da condição neurológica.

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano e Maurício Sordilli/Secop Suzano

1 COMENTÁRIO

Deixar uma resposta