Agora é lei: Campanha Abril Marrom é instituída em Suzano por iniciativa do vereador Leandrinho

0
316

Por iniciativa do vereador Leandro Alves de Faria (PL), o Leandrinho, Suzano terá, a partir do próximo ano, a Campanha Abril Marrom, voltada à prevenção e combate às diversas espécies de cegueira. A lei que institui a ação no calendário oficial do município foi publicada no sábado (7) pela presidente da Câmara de Suzano, vereadora Gerice Lione (PL), a esposa do Prefeito da Academia.

De acordo com a legislação, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população suzanense sobre a importância da prevenção de doenças que podem levar à cegueira. Na justificativa do projeto, o parlamentar Leandrinho apresentou dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) que estimam que 60% das cegueiras são evitáveis. “Isso significa que muitos brasileiros que são cegos poderiam não ser se tivessem recebido tratamento precocemente”, afirma o vereador.

Ele explica que muitas doenças relacionadas à visão não apresentam sintomas e, quando são descobertas, já estão em estágio bastante avançado e de difícil regressão. “Temos como exemplo o glaucoma, a maior causa de cegueira no mundo, sendo que, no Brasil, mais de 1 milhão de pessoas são portadoras da doença”, exemplifica.

“Portanto é imprescindível que campanhas como o Abril Marrom venham a conscientizar a população sobre a necessidade de acompanhamento médico especializado”, complementa. “Para tanto, é preciso reunir e organizar as iniciativas, que partam tanto do poder público quanto da iniciativa privada.”

Deixar uma resposta