Operação que resultou na localização da droga começou a ser realizada na terça-feira (14) no Porto de Santos.
Aproximadamente 2 toneladas de cocaína foram interceptadas no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, informou a Receita Federal nesta sexta-feira (17). A localização da droga ocorreu durante uma operação de fiscalização no cais que durou quatro dias.
A ação foi promovida por equipes da Alfândega de Santos e condutores de cães de faro da própria Unidade e da Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da 8ª Região Fiscal (Direp/08). Os contêineres foram selecionados para conferência por meio de critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por escâner e varredura de pátio.
A primeira localização, de 1.229 quilos, ocorreu na terça-feira (14), em uma carga regular de farinha proteica de soja, acondicionada em sacas, cujo destino final seria o Porto de Antuérpia, na Bélgica. Já a segunda, em que foram encontrados 681 quilos da droga, ocorreu na quinta-feira (16), em uma carga regular de limões “in natura”, acondicionados em caixas, cujo destino final seria a Holanda.
Segundo a Receita Federal, durante a operação, houve indicação positiva dos cães de faro, que direcionaram as equipes para uma inspeção mais detalhada das cargas.
A ação foi finalizada nesta sexta-feira, após a verificação de todos os contêineres selecionados, resultando na localização de 1.910 kg de cocaína.
A droga interceptada pela Receita Federal foi entregue à Polícia Federal, que acompanhou as operações a partir das localizações e que prosseguirá com as investigações, a partir das informações fornecidas pela Receita.
[…] de 900 kg de cocaína foram localizados por equipes da Receita Federal, neste sábado (25), em uma carga de exportação […]