Artesãos podem se inscrever em curso gratuito de Gestão de Negócios

0
109

Capacitação tem 30 vagas disponíveis e é fruto de parceria entre prefeitura e Sebrae

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), oferece nesta semana 30 vagas para uma capacitação especial de gestão de negócios. A iniciativa faz parte do programa “Sebrae de Artesanato 2020” e será destinada aos trabalhadores da categoria que atuam em Suzano, priorizando aqueles que já possuem a Carteira Municipal de Artesão.

As inscrições vão até a próxima segunda-feira (10/02) ou até esgotarem as vagas. Na oportunidade, os interessados devem apresentar RG, CPF, comprovante de residência e, se possível, a Carteira Municipal de Artesão ao setor de Turismo, na sala 211 do Centro Unificado de Serviços (Centrus), localizado na avenida Paulo Portela, 210, no centro.

O curso vai oferecer encontros semanais, das 14 às 17 horas, no anfiteatro do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais, o Saspe (rua General Francisco Glicério, 1.334). O conteúdo programático prevê aulas de empreendedorismo, planejamento, atendimento ao cliente, fluxo de caixa, controle de estoques, preços de venda, redução de custos, inovação, marketing e aumento de faturamento. Os encontros devem se iniciar no próximo dia 12 (quarta-feira) e vão até 29 de maio (sexta-feira).

De acordo com o chefe da pasta, André Loducca, o curso exclusivo para os artesãos é uma iniciativa de valorização deste trabalho. “Queremos incentivar o comércio suzanense e os talentos da nossa cidade. Essa capacitação vai ensinar como os nossos artesãos podem elevar a qualidade de suas vendas e atrair mais clientes, por meio de técnicas do empreendedorismo ensinadas com maestria pela equipe do Sebrae, que é referência no assunto”, disse.

Carteira Municipal de Artesão

O setor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego já emitiu pelo menos 160 unidades da Carteira Municipal de Artesão aos profissionais da categoria.

A iniciativa tem base na lei municipal nº 5.177/2019, que instituiu o Programa Municipal de Valorização do Artesanato e do Artesão de Suzano. A atuação em conjunto com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e de Cultura, assim como o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), permitirá que trabalhadores que fazem, por exemplo, bonecas, costura criativa, patchwork, itens em madeira, feltro, tricô, crochê e amigurumi, a partir de agora, participem de eventos promovidos pelo Poder Público, como a Feira Municipal de Artesanato, que acontece aos domingos no Parque Max Feffer e também de cursos de capacitação.

Para se cadastrar junto à Comissão de Promoção do Artesanato de Suzano, o interessado deve comparecer ao Centrus, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Após a inscrição, o solicitante será informado sobre cursos voltados ao empreendedorismo dentro da área de atuação e futuros chamamentos para habilitação e emissão da Carteira Municipal de Artesão.

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano e Maurício Sordilli/Secop Suzano

Deixar uma resposta