Atividade especial em escolas leva orientação sobre mosquito da dengue

0
223

Iniciativa integra a Semana Estadual de Mobilização Social Contra o Aedes Aegypti, que segue até esta sexta-feira (29/11)

A Secretaria de Saúde de Suzano, por meio do Setor de Controle de Zoonoses, participa da Semana Estadual de Mobilização Social Contra o Aedes Aegypti, com ações de conscientização voltadas aos estudantes de 10 a 12 anos em escolas municipais, estaduais e particulares. As atividades seguem até esta sexta-feira (29/11). O objetivo é alcançar 750 crianças na cidade.

 

Já na semana seguinte, de 2 a 7 de dezembro (segunda-feira a sábado) as equipes retornarão aos locais com maior incidência dos casos de dengue registrados neste ano para ações complementares ao trabalho já desenvolvido, bem como a pontos de descarte irregular de lixo e depósitos de ferro velho, para aplicação de inseticida, caso necessário.

 

O primeiro dia da ação ocorreu nesta segunda-feira (25/11), às 11 horas, na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no centro. Participaram 150 alunos de cinco turmas do 5º ano do ensino fundamental. Fazem parte do cronograma uma aula teórica sobre o mosquito Aedes aegypti e a importância da eliminação dos criadouros do inseto e uma tarefa prática pelas dependências da unidade, onde as crianças identificam possíveis focos e informam os agentes de zoonoses.

 

“A vida do mosquito Aedes aegypti é cíclica. Por isso é importante se atentar aos cuidados necessários com a nossa casa. Informar as crianças é mobilizar também as famílias e a comunidade, porque elas são multiplicadoras da informação e acabam sendo fiscalizadoras dentro das suas residências e até dos bairros”, disse a diretora de Vigilância em Saúde, Maria Cristina Perin.

 

Também vão participar da Semana Estadual de Mobilização Social Contra o Aedes Aegypti a Escola Municipal Caic, no Jardim Monte Cristo, a Escola Estadual Euclides Igesca, na Vila Fátima, e mais duas unidades particulares, que ainda estão sendo definidas.

 

 

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

Deixar uma resposta