Audiência pública debate sobre Plano de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário

0
95
Audiência pública debate sobre Plano de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário

O anfiteatro do Serviço de Assistência Social e Projetos Especiais (Saspe) realizou, na tarde desta quinta-feira (25/04) uma audiência pública para debater os últimos detalhes do Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (PMAE). O projeto, que será enviado para a Câmara de Suzano, definirá o caminho a ser tomado pela cidade neste tema nos próximos quatro anos.


Participaram do evento os secretários municipais de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi, e de Governo, Said Raful Neto, o vice-presidente do Legislativo, Joaquim Antonio da Rosa Neto, e representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS) e de entidades de moradores.

 

O plano foi elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente de Suzano em conjunto com as pastas de Planejamento Urbano e Habitação, de Saúde e de Manutenção e Serviços Urbanos. O trabalho foi iniciado há seis meses e teve encontros técnicos com especialistas, oficinas realizadas com universidades e avaliação do Conselho Municipal de Saneamento Ambiental (Consam). Também foram obtidas informações junto à Sabesp, ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), à Fundação Seade e ao governo do Estado.


A proposta de revisão do PMAE estabelece as diretrizes para distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto em todo o município. De acordo com a diretora de Meio Ambiente, Solange Wuo, uma das mudanças apresentadas é a abordagem das áreas de proteção de mananciais, mediante delimitações legais de regularização de imóveis em áreas de preservação permanente. Outro ponto é a abordagem do saneamento rural e de núcleos urbanos isolados no distrito de Palmeiras. Tal viabilização tem em vista leis estaduais que tratam especialmente das áreas de preservação no Alto Tietê.

 

O PMAE é uma das três principais frentes de atuação da administração municipal em relação ao Meio Ambiente. As outras são o Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e o Plano Municipal de Drenagem e Manuseio de Águas Pluviais.

 

A audiência pública foi a última etapa antes do encaminhamento do projeto à Câmara de Suzano. A aprovação é fundamental para servir de base para a revisão do plano de investimentos da Sabesp no município. “Com a dedicação de todos na construção deste plano, pudemos elaborar uma nova alternativa, valorizando nosso talento e conhecimento. Sem o empenho dos envolvidos, não estaríamos aqui viabilizando uma nova etapa em nossa cidade”, afirmou Edson Gianuzzi.

 

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Deixe uma resposta