A partir de segunda-feira, dia 23 de março, a Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, dará início à campanha de vacinação contra a influenza para idosos e profissionais da saúde. A vacina contra a gripe será aplicada em todas as Unidades Básica de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF). O atendimento será realizado das 7h às 15h30, de segunda a sexta-feira, em esquema diferenciado para tentar evitar aglomeração de público.

De acordo com a Secretaria de Saúde devido às medidas preventivas contra o novo coronavírus, as consultas eletivas precisaram ser suspensas e os atendimentos dos postos estão funcionando somente para os serviços indispensáveis – os dentistas estão atendendo somente os retornos, pós- operatórios e emergências, assim como as consultas de pré-natal, puericultura (até 3 meses de idade) e colposcopia também estão mantidos. Diante deste cenário, as vacinações nos postos serão aplicadas em tendas na área externa de cada unidade de saúde, seguindo todas as orientações para evitar aglomeração de público.

A campanha de vacinação contra gripe vai até o dia 25 de maio e será dividida em três partes. A primeira etapa segue até 15 de abril só para idosos e profissionais da saúde. A partir do dia 16 do próximo mês, conforme orientação do Ministério da Saúde, será a vez dos professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, bem como as equipes das forças de segurança e salvamento.

A última etapa começa em 9 de maio e será destinada as crianças de 6 meses à 5 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional. Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, as pessoas de 55 anos a 59 anos de idade também serão vacinadas.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem evoluir para casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Quem tomar a vacina estará protegido contra os 3 subtipos do vírus da gripe, a Influenza B, H1N1 e H3N2.

A meta de Itaquaquecetuba é imunizar no mínimo 90% do grupo prioritário que corresponde a 93.473 munícipes.

A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba reforça que o Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar esta campanha com um mês de antecedência, uma vez que historicamente acontecia em abril, pelo momento que o mundo passa no combate ao coronavírus, apesar desta vacina não prevenir contra esse novo vírus. De toda forma, a iniciativa visa proteger a população contra a influenza e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

Confira os endereços dos postos de saúde de Itaquaquecetuba

UBS Centro – Rua João Vagnotti, 221, Centro

UBS Monte Belo – Rua Arujá, 25, Monte Belo

UBS Jd.do Carmo – Rua Jaú, 26, Jd. do Carmo

USF Miray – Rua Maringá, 865, Jd. Miray

UBS Morro Branco – Rua Rio Grande do Sul, 585, Aracaré

UBS Jd. Odete – Rua Visconde de Taunay, 270, Altos Itaquá

UBS Jd. Caiuby – Estrada dos Índios, 1125, Jd. Caiuby

UBS Pq. Marengo – Avenida Gonçalves Dias, 1805, Pq. Marengo

UBS Recanto Mônica – Rua Mobuca, 176, Rec. Mônica

USF Nicea-Louzada – Rua Diamante, s/n,  Jd. Nicea

USF Jd. Josely – Rua Floresta, 43, Jd. Josely

USF América – Avenida Pedro da Cunha Albuquerque Lopes, 2500, Jd América

UBS Maragogipe – Rua Paulistana, 95, Jd. Maragogipe

UBS  Paineira – Rua  Serra do Paranapiacaba, 374, Jd. Paineira

USF Pq. Piratininga – Rua Teófilo Braga, 147, Pq. Piratininga      

USF Pequeno Coração – Rua Frei Caneca, 280, Pequeno Coração

UBS Caic – Rua Santa Catarina, 382, Morro Branco

Cronograma de vacinação

Etapas da Estratégia

Data início

Grupos prioritários

1ª Fase

23/03/20

Idosos 60 e + anos  e Trabalhadores da Saúde

2ª Fase

16/04/20

Professores

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

Forças de Segurança e Salvamento

3ª Fase

09/05/20

Crianças (6m a < 6 anos)

Gestantes

Puerperas

Privados de liberdade Adolecentes e jovens sob medida socioeducativa

Funcionários do Sistema Prisional

Adultos 55 a 59 anos

Deixe uma resposta