DR

Além da rapidez, o teste recorre a instrumentos simples.

Cientistas do Departamento de Ciências de Engenharia da Universidade de Oxford e do Centro de Pesquisa Avançada Oxford Suzhou (OSCAR), no Reino Unido, desenvolveram um teste para o diagnóstico da Covid-19, que demora somente meia-hora para apresentar resultados. A equipe de investigadores britânicos, liderada pelos professores Zhanfeng Cui e Wei Huang, está trabalhando exaustivamente para melhorar os recursos de diagnóstico da doença que já atinge cerca de 240 mil pessoas e matou quase 10 mil em todo o mundo.

 

Além da rapidez, o teste recorre a instrumentos simples. De acordo com os cientistas, os testes de RNA viral utilizados atualmente demoram entre uma hora e meia a duas para ter resultados. Já a nova técnica fornece informação três vezes mais rápido.

O teste opera tendo como base um instrumento térmico que mantém uma temperatura regular de modo a fazer a transcrição reversa do RNA e a amplificação do DNA. Uma outra vantagem da nova tecnologia, é que os resultados podem ser lidos a olho nu, o que ajuda sobretudo indivíduos que vivem em países ou zonas mais economicamente desfavorecidas ou isoladas.

Neste momento, os cientistas estão trabalhando na formulação de um dispositivo integrado de modo a que o teste possa ser usado em clínicas, hospitais, aeroportos ou em casa.

Deixe uma resposta