Eleitos em outubro, vereadores mirins são diplomados no Fórum de Itanhaém

0
230

 A posse será realizada em fevereiro do próximo ano, na Câmara Municipal de Vereadores

Assim como acontece no processo eleitoral tradicional, os dez vereadores mirins de Itanhaém, eleitos no pleito realizado em outubro nas escolas municipais, foram diplomados na última semana e agora aguardam a posse oficial que acontecerá em fevereiro do próximo ano.

A Cerimônia de Diplomação aconteceu no Salão do Júri do Fórum de Itanhaém e contou com a presença de autoridades, familiares e apoiadores dos jovens parlamentares e seus suplentes.

Os novos vereadores mirins foram eleitos em uma disputa que teve mais de 120 candidatos e cerca de 4.500 eleitores. Neste caso, os eleitores foram os próprios colegas de escola, que escolheram os candidatos com as melhores propostas nas áreas de educação, cultura, esportes, cidadania, entre outros.

A diretora do Fórum de Itanhaém, a juíza Helen Cristina de Melo Alexandre, o vice-prefeito Tiago Cervantes, o presidente da Câmara de Vereadores Hugo Di Lallo e o secretário de Educação Cultura e Esportes, Douglas Luiz Rodrigues, acompanharam a cerimônia.

Autor da lei que criou o Câmara Mirim, Hugo Di Lallo comemorou o resultado do projeto. “Fiquei muito feliz com o engajamento da comunidade escolar. Professores, alunos e todos profissionais da educação se envolveram nesse processo eleitoral. Fiquei mais contente ainda quando vi o conteúdo das propostas dos estudantes para melhorar a vida de quem mora em Itanhaém”, disse o presidente da Câmara. Com certeza,

Política como mudança

Foi em setembro deste ano, participando de outro projeto que incentiva o engajamento dos jovens na política, o Conhecendo os Poderes, que Maria Luisa Estevam Neves, de 13 anos, começou a ter ideias de melhorias para o Município. Naquele dia ela teve um gostinho do que é ser vereadora por um dia. Gostou tanto que se candidatou e foi eleita vereadora mirim com 430 votos.

“Do mesmo jeito que os vereadores abriram as portas para nós (estudantes) pretendo fazer o mesmo com os meus colegas”, disse Maria Luisa.  A jovem desenvolveu um projeto pensando na segurança da E.M Silvia Schiavon Marasca e também de toda a Cidade.

A mãe de Maria Luisa, Claudia Roberta Estevam, era só orgulho e satisfação na cerimônia de diplomação e já sonha com o futuro político da filha.  Ela contou que ajudou na confecção dos cartazes da campanha e deu todo apoio que a jovem precisava. “Ela sempre foi uma garota muito estudiosa e dedicada. É o orgulho da família”, disse Claudia. A tia, o avô e o primo da vereadora mirim também acompanharam a cerimônia de diplomação.

O parlamentar mirim eleito pela E.M Maria da Conceição Luz, Wesley Pedro Castaldelli, de 15 anos, apresentou durante a sua campanha projetos voltados à conscientização ambiental. No dia da diplomação, ele confessou que acordou muito ansioso, mas no final da cerimônia disse: “Estou preparado para ajudar a minha escola e o meu bairro com as minhas ideias e com o que for preciso”, discursou o novo vereador mirim.

Também participaram o juiz Paulo Alexandre Rodrigues Coutinho e os vereadores Carlos Antônio Ribeiro, o Dr. Carlos, Silvio César de Oliveira, o Silvinho Investigador, Wilson Oliveira e Alder Ferreira Valadão, o Dr. Alder.

Confira os alunos eleitos

E.M Bernardino de Souza Pereira:

Vereadora Mirim: Luana Lima Gomes (8°E) 199 votos

Suplente: Vinícius Alves Lima (8°D) 179 votos

E.M Maria Conceição Luz:

Vereador Mirim: Wesley Pedro 65 votos

Suplente: Geovana Moraes 53 votos

E.M Maria Aparecida Soares Amêndola:

Vereador Mirim: Laura Júlia Bellon Assunção (8°B) 66 votos

Suplente: Larissa Alves Chagas Felizardo (8°C) 38 votos

E.M Noêmia Salles Padovan:

Vereador Mirim: Eduardo Henrique (7°) 98 votos

Suplente: Matheus Félix (8°) 62 votos

E.M José Teixeira Rosas:

Vereadora Mirim: Michelly Ferreira Medina (7ºA) 27 votos

Suplente: Yuri Batista (8ºA) 24 votos

E.M Dalva Datti Ruivo

Vereadora Mirim: Eduarda Mariano Cabral Pereira 150 votos

Suplente: Guilherme Nascimento Cruz 100 votos

E.M Célia Marina Dal Pozzo Borges:

Vereador Mirim: Camila Osberto Barbosa Rodrigues (7°C) 118 votos

Suplente: Eduardo dos Santos Costa (7°A) 105 votos

E.M Harry Forssell:

Vereadora Mirim: Emanuelly Menezes Ribeiro (8°B) 172 votos

Suplente: Helen Antunes (8°F) 91 votos

E.M Silvia Schiavon Marasca

Vereadora: Maria Luisa Estevam Neves (7ºA) 430 votos

Suplente: Matheus Araújo de Souza (8ºC) 108 votos

E.M Filomena Dias Apelian

Vereador Mirim: Luis Gustavo (8°A) 86 votos

Suplente: Ariel Franscisco (8°A) 62 votos

E.M Eugênia Pitta Rangel Veloso:

Vereador Mirim: Davi Cristiano Santana da Silva (7°C) 334 votos

Suplente: Maria Luisa Morais de Sousa (6°A) 192 votos

Deixar uma resposta