Evento marca início de mais uma edição do Plano Verão

0
261

Defesa Civil apresentou as ações que vêm sendo realizadas e as que serão executadas durante o período de dezembro a março

A Prefeitura de Suzano realizou na manhã desta sexta-feira (29/11) a apresentação do plano de contingência integrado da Defesa Civil, o Plano Verão 2019/2020. No evento, que foi realizado no Cineteatro Wilma Bentivegna, foram destacadas as ações que vêm sendo realizadas e as que serão executadas durante a época de chuvas. 


O plano foi elaborado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã ao longo do ano com o objetivo de ampliar os trabalhos preventivos em relação a ocorrências naturais, como enchentes, alagamentos, quedas de barreiras e outros eventos relacionados ao período compreendido entre dezembro de 2019 e março de 2020, quando a incidência de precipitações cresce. 

 

Para atender às 42 áreas de risco catalogadas no município, a iniciativa define que agentes da Defesa Civil aumentarão o número de diligências, enquanto que a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos irá reforçar o cronograma de limpeza para garantir o fluxo adequado durante a temporada de chuvas. 

 

Outro ponto apresentado é o reforço das equipes que eventualmente atuarão até o final do primeiro trimestre de 2020. Além dos 15 integrantes de que a Defesa Civil dispõe, foram destacados voluntários das 19 secretarias municipais, além de representantes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), EDP São Paulo, entre outros. 


Durante a apresentação, o secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Antonio Wenzler, agradeceu pelo apoio conjunto no Plano Verão 2019/2020. “No começo deste ano tivemos vários eventos na cidade que serviram de aprendizado para o serviço que realizaremos no período. Com trabalho e união conseguimos superar e atender as famílias que foram atingidas, e todos que fazem parte são parceiros da cidade”, celebrou. 

 

O prefeito Rodrigo Ashiuchi ressaltou a ação preventiva nas áreas com risco de alagamento no município. “Fizemos uso extenso de maquinário em córregos e canais no distrito de Palmeiras, no Parque Maria Helena e na região norte, com amplo sucesso. As chuvas que caíram nesta semana não geraram grandes transtornos como ocorria no passado, representando o fruto de nosso empenho”, comentou.

 

Ele também informou que, por meio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), já requisitou junto ao governo do Estado o desassoreamento dos rios Guaió, Tietê, Jaguari e Taiaçupeba Mirim, com o objetivo de auxiliar as demais cidades da região para evitar danos causados pelas precipitações.

 

Também participaram do evento de lançamento do Plano Verão 2019/2020 o secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi; o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), César Braga; o subtenente do Corpo de Bombeiros Vanderlei Mota; o integrante da EDP em Suzano Moacyr Ferreira Junior; o enfermeiro do Samu Jefferson Azevedo de Oliveira; e representantes dos municípios de Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes.

 

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

Deixar uma resposta