Exercício físico tem o mesmo efeito no cérebro que o café

0
568

Apenas 20 minutos de exercício são tão bons quanto um café para a nossa memória de trabalho, de acordo com um estudo novo e pioneiro.

Um novo estudo, publicado no Nature Scientific Reports, os investigadores compararam os efeitos da cafeína e do exercício na memória de trabalho (um componente cognitivo ligado à memória, que permite o armazenamento temporário de informação com capacidade limitada) e concluíram que o exercício pode ser tão bom para a mente quanto para o corpo.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cafeína é uma das “substâncias psicoativas mais amplamente usadas” no mundo. E é verdade que consumir uma dose regular de cafeína pode ter um efeito positivo na saúde. Estudos relacionaram a cafeína a tudo, desde a memória de longo prazo até ao combate de doenças. Mas o excesso pode ter consequências.

Os efeitos colaterais do excesso de cafeína

  • insônia
  • dor de cabeça
  • aumento da frequência cardíaca
  • ansiedade
  • dor de estômago
  • tremores musculares

Por que o exercício é melhor que o café

Os resultados do estudo mostraram que tanto o exercício quanto a cafeína têm um efeito semelhante. As melhorias na memória de trabalho dos participantes foram equivalentes depois de passarem 20 minutos em uma esteira e consumir uma única dose de cafeína.

O principal argumento deste estudo é que o exercício, com todos os seus benefícios a longo prazo, pode ajudar a melhorar o humor e o foco, tanto quanto a cafeína. As descobertas são ainda mais significativas considerando os efeitos colaterais dos sintomas de excesso e abstinência de cafeína.

Deixar uma resposta