Guardas municipais de Taubaté iniciam aulas de tiro em estande em Tremembé — Foto: Prefeitura de Taubaté/Divulgação

Um grupo de 30 guardas municipais de Taubaté começou a ter aulas práticas de tiro para que possam atuar armados no município. A expectativa é que as pistolas, compradas pela prefeitura em junho, comecem a ser usados pelos agentes até a 2ª quinzena de dezembro. A data é condicionada à expedição dos portes de arma individuais pela Polícia Federal.

Segundo a prefeitura, depois desta turma, mais dois grupos – totalizando 150 agentes – devem ser habilitados para o manejo de armas. A formação é aplicada por uma empresa especializada, tem duração de 100 horas, e ocorre até o dia 14 de outubro.

A liberação para que a Guarda Municipal opere com armas foi aprovada pela Câmara em abril. O projeto é de autoria do prefeito Ortiz Jr. (PSDB) e prevê que 50 agentes, que são da ronda motorizada, atuem armados. O grupo usa atualmente armas de choque.

De acordo com a administração municipal, os guardas que estão no treino de tiro são os que foram previamente aprovados no exame psicológico.

O curso em um estande em Tremembé ensina legislação, as técnicas para emprego e manutenção da arma, além de exercitar disparos. O efetivo da Guarda Municipal em Taubaté conta atualmente com 250 profissionais.

Deixe uma resposta