Hospital Luzia prestou 19,5 mil atendimentos a moradores de Mogi das Cruzes no 1° semestre

O vereador de Mogi das Cruzes Diego de Amorim Martins (MDB), o Diegão, levantou recentemente em uma das sessões legislativas uma importante questão: a necessidade de se criar um outro hospital estadual na região do Alto Tietê, devido à superlotação e alta demanda no Hospital Luzia de Pinho Melo, no bairro do Mogilar. Para o parlamentar, a rede municipal de saúde mogiana tem enfrentado dificuldades ao absorver a procura de pacientes que deveriam ser atendidos na unidade do estado. “Solicitei dados e a Diretoria Regional de Saúde (DRS-I) me informou que, de janeiro a junho deste ano, foram atendidos no Luzia, 15.352 pacientes só de Mogi das Cruzes, via atendimento ambulatorial. Outros 4.204 moradores da cidade passaram pela unidade, no mesmo período, na parte de atendimento hospitalar. Isso totaliza 19.556 atendimentos no geral”, informou Diegão. 

Pelo levantamento, os atendimentos ambulatoriais representam o primeiro acolhimento aos pacientes, encaminhando-os para suas respectivas necessidades, de acordo com suas classificações de prioridade, sendo que os casos mais graves seguem para serviços de urgência e emergência, como os que chegam até o Pronto-Socorro do hospital, ou os que compreendem consultas e exames, que podem resultar em cirurgias eletivas ou encaminhamento para médico especialista. Já os atendimentos hospitalares referem-se, em sua maioria, à internação na unidade.  

Diegão recebeu ainda dados complementares do número de atendimentos no Hospital Luzia de Pinho Melo – ainda do primeiro semestre de 2019 -, referentes às áreas ambulatorial e hospitalar a moradores de outros municípios da região. 

Conforme as estatísticas, na parte de atendimento hospitalar, Poá, Salesópolis, Santa Isabel, Suzano, Arujá, Biritiba-Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema e Itaquaquecetuba, contabilizaram 3.735 pacientes, nestes primeiros seis meses no Luzia. Se incluir os moradores de Mogi das Cruzes, este número salta para 7.939. Suzano e Itaquá foram os municípios que mais procuraram a unidade depois de Mogi, com 1.119 e 718, respectivamente.  

Na parte de atendimento ambulatorial, 18.639 moradores das nove cidades do Alto Tietê, exceto Mogi, procuraram o Luzia, sendo a maioria, depois de Mogi, oriundos de Suzano (4.706) e Poá (1.820). Somando ao número de atendimentos prestados na unidade aos residentes em Mogi das Cruzes, o total vai para 33.991 de janeiro a junho deste ano.  

“Esses números são só da nossa região, somando 41.930 atendimentos ambulatoriais e hospitalares, fora os pacientes de outras cidades como Guarulhos, litoral e até interior que procuram atendimento no Luzia. Isso reforça a necessidade do governo se planejar para implantar um outro hospital do Estado no Alto Tietê, pois Mogi tem arcado com um custo maior devido à demanda reprimida que deveria ir para a rede estadual, mas acaba indo procurar ajuda na rede municipal de Saúde. E essa conta fica para a gente, para o nosso município”, expôs Diegão. 

Desde 1991 

O Hospital Luzia de Pinho Melo, inaugurado em 1991 e que recebeu o nome da mãe do ex-prefeito de Mogi das Cruzes, o Padre Melo, presta atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a casos de média e alta complexidades, atendendo as cidades do Alto Tietê e vários outros municípios, sendo referência nas áreas de neurocirurgia, cirurgia vascular, oncologia e ortopedia, segundo a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que o gerencia desde 2004. 

 

VIDE QUADRO  

 

MUNICÍPIO                                                  ATENDIMENTO AMBULATORIAL 

MOGI DAS CRUZES                                        15.352 

SUZANO                                                             4.706 

ITAQUAQUECETUBA                                       4.167 

POÁ                                                                    1.820 

BIRITIBA-MIRIM                                               1.765 

ARUJÁ                                                                1.620 

           FERRAZ DE VASCONCELOS                             1.434 

           GUARAREMA                                                    1.410 

           SANTA ISABEL                                                   1.000 

           SALESÓPOLIS                                                        717 

           TOTAL                                                               33.991 

 

MUNICÍPIO                                                  ATENDIMENTO HOSPITALAR 

MOGI DAS CRUZES                                          4.204 

SUZANO                                                             1.119 

ITAQUAQUECETUBA                                           718 

ARUJÁ                                                                    389 

BIRITIBA-MIRIM                                                   374 

POÁ                                                                        295 

           FERRAZ DE VASCONCELOS                                 260 

           GUARAREMA                                                        233 

           SANTA ISABEL                                                       178 

           SALESÓPOLIS                                                        169 

           TOTAL: 7.939 

Deixe uma resposta