Menino é diagnosticado com meningite bacteriana e emite alerta em Iguape

0
218
Hospital Regional de Pariquera-Açu — Foto: Reprodução/TV Tribuna

Um menino de 1 ano e 4 meses foi diagnosticado com meningite bacteriana em Iguape, no litoral de São Paulo. A criança permanece internada no Hospital Regional ‘Doutor Leopoldo Bevilacqua’, na cidade vizinha Pariquera-Açú. Por conta do caso, a Vigilância Epidemiológica está trabalhando com ações preventivas para evitar a transmissão da doença.

A Prefeitura de Iguape emitiu um comunicado na última terça-feira (4). De acordo com a Prefeitura, ele deu entrada no Pronto Atendimento Municipal no último domingo (2), às 8h20, com tosse, febre e pequenas manchas vermelhas por todo o corpo. Devido ao quadro clínico, ele foi internado para tratamento e acompanhamento.

Nesta terça-feira, foi confirmando que um menino de 1 ano e 4 meses foi diagnosticado com meningite bacteriana, que impõe isolamento e tratamento com antibiótico. A criança permanece internada no Hospital Regional, em Pariquera-Açú.

Diante do caso, a Vigilância Epidemiológica Municipal deu início às ações preventivas e de controle da doença. Equipes estiveram na casa da criança com o objetivo de tratar familiares e pessoas que tiveram contato prolongado com o menino como forma de prevenir casos secundários da doença. Os profissionais do Pronto Atendimento, onde a criança foi atendida pela primeira vez, também receberam um alerta em relação aos sinais e sintomas da doença, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

Segundo a Prefeitura de Iguape, há um segundo caso suspeito da doença. Trata-se de uma menina de 4 anos, que também foi atendida no Pronto Atendimento Municipal e internada no Hospital Regional de Registro, na última segunda-feira (3). O diagnóstico tanto no Pronto Atendimento como no Hospital foi de pneumonia e, por isso, a criança foi liberada do isolamento inicialmente imposto para prevenção.

A Prefeitura de Iguape pede que as pessoas que notem qualquer sinal ou sintoma da doença procurem o Pronto Atendimento Municipal para receber o atendimento e a assistência necessários.

Deixe uma resposta