Natal das Flores tem início em Suzano

Lançamento ocorreu na noite de 1º de dezembro (domingo) na Praça João Pessoa reunindo mais de 2 mil pessoas

Microlâmpadas de luz neon decoram a Praça João Pessoa para o Natal das Flores 2019. Quem passa pelo local encontra um presépio, anjos, árvore, flores e portais iluminados, além de casas cênicas voltadas à gastronomia e à Vila do Artesão. Os brinquedos infláveis e um espaço reservado e lúdico no coreto para o Papai Noel receber a criançada vão funcionar de sexta-feira, sábado e domingo.

 

O lançamento do Natal deste ano, que tem como slogan “Tempo de Florescer”, foi realizado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi, pela primeira-dama Larissa Ashiuchi, pelo vereador Rogério Gomes do Nascimento e pelo secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo, no último domingo (01/12), logo após a celebração da missa na Igreja Matriz São Sebastião, que teve à frente o padre Ricardo Vergara. O evento contou com a chegada oficial do bom velhinho, tendo sido acompanhada por mais de 2 mil pessoas.

 

Na oportunidade, Garippo afirmou que as ruas General Francisco Glicério e Benjamin Constant já foram enfeitadas em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACE), e no dia 7 de dezembro (sábado) será a vez do lançamento da decoração da Praça dos Expedicionários, a partir de papel machê.

 

“Todos os itens que vão enfeitar nossa praça foram confeccionados pelas artesãs de Suzano. Neste ano, os objetos vão dar vida à ‘Casinha Teatro de Bonecos’, com 15 fantoches, 150 doces e guirlandas de papel machê. A área vai receber ainda 600 flores confeccionadas com crochê. No local também teremos apresentações teatrais com os bonecos nos dias 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21 e ‪22 de dezembro, em três horários: 14, 17 e 20 horas”, detalhou o secretário.

 

Além das duas praças e das ruas centrais, o Paço Municipal Firmino José da Costa; o Viveiro Municipal Tomoe Uemura; a Arena Suzano e o Parque Municipal Max Feffer; e os centros comerciais do Parque Maria Helena e dos distritos de Palmeiras e do Boa Vista também estão recebendo as decorações natalinas.

 

Em sua fala, a primeira-dama destacou as ações de final de ano do Fundo Social de Solidariedade. “Desde o mês passado, estamos colocando em prática o projeto ‘Natal Solidário’, com apadrinhamento das crianças assistidas por entidades sociais parceiras da prefeitura. Neste ano, conseguimos atingir a marca de 5 mil apadrinhamentos, um recorde na cidade. Isso significa que 5 mil crianças vão receber roupas novas, calçado e brinquedos. Em paralelo, também estamos organizando a terceira edição do ‘Natal Sem Fome’, montando cestas básicas especiais para as famílias que mais precisam”, detalhou Larissa.

 

De acordo com o prefeito, há alguns anos, a cidade ficava apagada na época das festas e, por isso, ele considera o acender das luzes um símbolo da retomada do orgulho de ser suzanense, representando ainda um ano de muito trabalho. “Neste domingo tivemos centenas de famílias reunidas na praça esperando pelo Papai Noel. Nós tivemos uma noite iluminada e abençoada. Isso representa o reconhecimento da população de que Suzano volta a crescer. E para este fim de ano teremos um grande presente: a entrega da Marginal do Una. Depois de mais de 20 anos, essa importante via tem data marcada para ser entregue. A grande inauguração será dia 19 de dezembro (quinta-feira), a partir das 18h30”, concluiu o prefeito.

 

Também marcaram presença no lançamento o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva e os secretários municipais Arnaldo Marin Júnior (Esportes e Lazer), Cíntia Renata Lira (Administração), Edson Gianuzzi (Meio Ambiente), Luis Cláudio Rocha Guillaumon (Saúde), Claudinei Valdemar Galo (Transportes e Mobilidade Urbana) e Antônio Wenzler (Segurança Cidadã).

 

Outras atividades

Durante o Natal das Flores, a prefeitura vai promover ainda apresentações de Cantata de Natal e o Mega Natal Artesanal na Arena Suzano, localizada no Parque Municipal Max Feffer. A abertura, com a participação de corais e orquestras da cidade e região, será nesta quinta-feira (05/12), às 13 horas. As atrações seguem até ‪20 de dezembro (sexta-feira), sempre das 13 às 20 horas, com exceções dos dias 9, 10, 11, 16, 17 e 18 (segundas, terças e quartas-feiras). Em ‪8 de dezembro (domingo), às 15 horas, haverá também a grande chegada do Papai Noel.

 

Participarão do Mega Natal Artesanal mais de 80 artesãos de Suzano, que irão expor e comercializar seus trabalhos. Também haverá atividades para as crianças, visita ao Papai Noel e praça de alimentação, com a presença de food trucks.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

PRAÇA JOÃO PESSOA

Atrações: Brinquedos Infláveis e Visitação ao Papai Noel

Período: de 1º a 22 de dezembro

Sextas-feiras: das 18 horas às 21h30

Sábados e domingos: das 14 horas às 21h30

*Totalmente gratuito

 

Atrações: Feira Gastronômica e Feira de Artesanato

Período: de 1º a 23 de dezembro

De terça a sexta-feira: das 11 às 20 horas

Sábado: das 10 às 21 horas

Domingo: das 16 às 21 horas

 

PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS

Atração: Teatro de Bonecos

Peça “Natal da Menina Aisha”

Período: dias 7, 8, 13, 14, 15, 20, 21 e ‪22 de dezembro

Horários: 14, 17 e 20 horas

*Totalmente gratuito

 

MEGA NATAL ARTESANAL

Atrações: Feira de artesanato, Cantata de Natal, Feira Gastronômica, Espaço Kids e Atividades Culturais.

Períodos: de 5 a 8/12; de 12 a 15/12; e 19 e 20/12.

Horários: das 13 às 21 horas

Local: Arena Suzano, no Parque Municipal Max Feffer

Endereço: avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador

 

 

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

 

Deixe uma resposta