
Liderada pela diretora regional na Baixada Santista, Olivia Pompeu de Mendonça Coelho, uma comitiva da Sabesp apresentou nesta segunda-feira (03/11) algumas das medidas que estão previstas para Mongaguá durante o Plano Verão 2025/2026. O grupo foi recebido pelo secretário de Governo e pelas equipes técnicas de planejamento e engenharia.
Segundo a gestora, já nas próximas semanas as equipes de campo serão reforçadas, assim como o rol de maquinários. A intenção, disse ela, é promover uma resposta mais rápida e eficaz às ocorrências. “Prevemos desafios. Mas alguns deles já conhecemos: altas temperaturas e períodos úmidos com fortes chuvas. Por isso, o trabalho constante e conjunto é imprescindível.”
Olivia pediu o apoio à Prefeitura para algumas ações, especialmente com relação às ligações clandestinas, que afetam a rede e podem interferir no abastecimento e no esgotamento sanitário. Ainda de acordo com ela, a equipe observa o comportamento das estruturas na temporada anterior, analisa as alterações que aconteceram e a realidade atual e planeja o próximo período.
A diretora aproveitou para explanar sobre o plano de investimentos da Sabesp para o município e para a Baixada Santista, com vistas a atingir as metas de universalização dos serviços de água e esgoto até 2029.
O secretário de Governo ressaltou que a Administração Municipal está à disposição para auxiliar nas intervenções que forem necessárias e que beneficiem as comunidades. “O que for para favorecer a população e a nossa cidade, seja em relação ao abastecimento seja em relação às ligações de esgoto, nós faremos. As equipes estão aqui justamente para firmarmos essa parceria.”
Para ele, infraestrutura como um todo é uma pauta recorrente da Administração, pois envolve o dia a dia da cidade e das pessoas, e como tal precisa de investimento constante. “Os pontos de acesso da Avenida Monteiro Lobato, por exemplo, sempre apresentam problemas, não só com o transbordamento, mas com interferências no pavimento asfáltico. Essa aproximação com a Sabesp é importante para encontrarmos soluções rápidas e eficazes para resolvermos também essa questão.”
O secretário aproveitou para solicitar que os técnicos da Sabesp deem atenção a algumas edificações que ficam em Mongaguá, como é o caso das instalações que ficam no entorno do Poço das Antas e também a que fica ao lado da Feira de Artes do Vera Cruz. “No Poço das Antas, peço inclusive que fortaleçam a segurança do local e pensem em alternativas paras as ligações de esgoto do comércio que funciona lá.”
AÇÕES – O Plano Verão 2025/2026 em Mongaguá deve contemplar, por exemplo, o aumento dos testes de fumaça e com corante nas redes para identificar ligações clandestinas e problemas no sistema de esgoto; reforço das inspeções diárias considerando a ampliação de efetivo; fortalecimento da Operação Gato Molhado, que mira as irregularidades com furtos e fraudes.
Outra iniciativa da Sabesp é convidar os moradores a serem ‘Fiscais da Praia’, programa que remunera aqueles que ajudarem a detectar ocorrências nas redes de água e esgoto, reportando à empresa, via aplicativo Wily, ocorrências de manutenção. Os interessados recebem treinamento para aprender a realizar as vistorias com imagens de vídeo ou fotos feitas pelo próprio celular.
No site da empresa há mais detalhes de como funciona o programa.
Além da equipe técnica da Sabesp, a reunião contou com a presença do chefe de Gabinete, Andress Correa, e dos gestores de Planejamento, Kátia Freire e Otávio Mosca; de Serviços Urbanos, Anderson Clark, e de Obras Públicas, Julio Cesar Alves da Silva.
(Fotos: Gabriel Freitas)
source
Com informações da Prefeitura de Mongágua




