Obra da nova Central de Triagem no Miguel Badra chega à reta final

0
349

Espaço terá capacidade de processar até cem toneladas de materiais da coleta seletiva mensalmente

As obras da futura Central de Triagem de Resíduos Sólidos, que está sendo instalada no bairro Cidade Miguel Badra, chegaram a 80% do cronograma de execução. A expectativa é que o equipamento seja inaugurado ainda neste semestre. As informações foram apresentadas pela Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae) nesta sexta-feira (24/01).

Iniciadas no segundo semestre de 2018 em uma área na rua Mário Bochetti, as intervenções já superaram as etapas de preparação do terreno, construção dos galpões, cobertura e sistemas hidráulico e elétrico, restando a conclusão da concretagem interna, finalização dos sistemas elétricos secundários e acabamento.

O contrato para a construção da infraestrutura do local foi fechado em R$ 997 mil, enquanto que o investimento em máquinas que serão usadas na separação e preparação dos materiais recicláveis foi de R$ 571 mil. O aporte foi dividido entre o Fundo de Interesse Difuso do Estado de São Paulo (FID) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A previsão para entrega do novo centro de triagem está prevista para o primeiro semestre deste ano.

O espaço terá capacidade de processar até cem toneladas de materiais da coleta seletiva mensalmente e tem como principal meta ampliar a capacidade de captação e processamento de resíduos residenciais recicláveis, obtidos por meio da coleta seletiva de lixo, com a formação e treinamento de uma nova cooperativa de reciclagem a ser formada. Além do trabalho de reciclagem, a central poderá atuar também na educação ambiental, em uma parceria entre as pastas municipais de Meio Ambiente e de Educação.

Além da central de triagem na Cidade Miguel Badra, o município administrado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi conta com uma central de triagem de materiais recicláveis no bairro Jardim Colorado. As operações são realizadas em um convênio com a cooperativa de reciclagem Univence, que atua junto aos moradores, ao passo em que recebe materiais recicláveis em uma parceria com a Administração Municipal.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi, acredita que o novo equipamento vai ajudar centenas de pessoas da região norte da cidade, além de estar tornando Suzano cada vez mais sustentável. “Ao oferecer mais uma opção para a captação da coleta seletiva, os moradores irão aderir a esta prática fundamental para o nosso desenvolvimento sustentável. Em paralelo, vamos estar oferecendo uma opção de renda para a comunidade”, afirmou.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano

 

Deixar uma resposta