PARADA LGBTI+ DO VALE DO RIBEIRA EM IGUAPE

0
64
PARADA LGBTI+ DO VALE DO RIBEIRA EM IGUAPE

Pelo segundo ano Iguape sedia a Parada LGBTI+ do Vale do Ribeira, no dia 8 de setembro.

Através do “Programa + Orgulho”, desenvolvido pelo Museu da Diversidade Sexual e pelo Programa de Apoio à Cultura LGBT da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, via organização social de cultura APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), o objetivo do programa é dar apoio a projetos de visibilidade para a população LGBT pelo interior e litoral do estado de São Paulo, promovendo o combate à discriminação e incentivando um calendário de atividades culturais que se transformem em atividades turísticas com impacto econômico, como acontece com a Parada da cidade de São Paulo, atraindo milhares de turistas e movimentando o comércio local.

O programa fruto de Chamamento Público é responsável por fornecer ao participante um trio elétrico ou carro de som adaptado e programação artística, sendo a contratação toda realizada pela APAA e ficando a cargo do contratador apenas o de fornecer espaço e apoio em organização e segurança.

Em sua primeira edição, o programa estadual apoiou 10 Paradas do Orgulho LGBT. Em Iguape, a Parada atraiu grande público no ano passado, contanto com simpatizantes e famílias inteiras que vieram apoiar a comunidade LGBTI.

Neste ano, a programação volta a desenvolver atividades que vão além da parada em si, como a apresentação do espetáculo teatral “Stonewall 50 – Uma Celebração Teatral“, que trata da representação de um embate entre as forças de segurança e a comunidade LGBT que frequentava um bar nova-iorquino nos anos 1960, sendo reconhecido como um dos marcos da história de luta por igualdade e direitos. O monólogo de Thiago Mendonça recupera essa trajetória no Brasil e nos EUA, por meio do teatro documentário, vídeos e músicas de grandes personalidades.

Orientado pela organizadora Gladismar Bastyi e com apoio da Prefeitura de Iguape, a programação completa pode ser encontrada na página da Prefeitura. A concentração da Parada será a partir das 11h do dia 8 de setembro na Orla do Mar Pequeno, com DJ e show artístico logo após.

PARADA LGBTI+ DO VALE DO RIBEIRA EM IGUAPE

Deixe uma resposta