Prefeito de Suzano participa da Campanha de Castração no distrito de Palmeiras

0
36
Prefeito de Suzano participa da Campanha de Castração no distrito de Palmeiras

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, acompanhou na tarde desta segunda-feira (12/08) a quarta fase da Campanha de Castração, oferecida gratuitamente, nas dependências do Centro Cultural Professor Luiz Antonio da Silva, no distrito de Palmeiras. Ao todo, 190 cães e gatos passaram pelo procedimento cirúrgico.

No local, participaram os munícipes e os protetores de animais da região que já são devidamente cadastrados no setor de Bem-Estar Animal, sob gerência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio do setor de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde. 

No local, os animais foram recepcionadas e cadastrados. Em seguida, são encaminhados à pesagem e vão para a cirurgia. Após acompanhamento do pós-operatório, são devolvidos aos seus donos que deverão tomar os cuidados recomendados. 

A técnica de enfermagem Tatiana Viana, que mora no Jardim Planalto, levou seus três cachorros e dois gatos. “Estou muito feliz por essa oportunidade. Isso representa mais qualidade de vida aos meus animais de estimação. Agradeço ao prefeito Rodrigo Ashiuchi pelo trabalho e oportunidade”, disse. 

 

Na oportunidade, o prefeito reforçou a importância do trabalho pelo bem-estar animal. “A castração é um dos métodos mais eficientes para controle populacional que reflete a médio e longo prazo no número de animais abandonados. Além disso, também estamos trabalhando em outras frentes para promover o bem-estar animal, como a construção do PlayPet, da reforma do Canil e da vacinação antirrábica que começou hoje”, concluiu. 

Campanha de Vacinação Antirrábica 

Nesta segunda-feira (12/08), a Prefeitura de Suzano deu início à Campanha de Vacinação Antirrábica. A imunização foi realizada em um posto volante na Praça João Pessoa, no centro, das 8 horas ‪às 11h30 e das 13‬ às 17 horas. De acordo com o balanço parcial do setor, até às 15 horas, foram vacinados cem cães e gatos. A campanha contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi.

No total, a campanha municipal estará com postos volantes em 89 pontos da cidade, além de postos móveis, para garantir a imunização de cães e gatos. Para participar é necessário ser residente de Suzano.

“Optamos por começar aqui no centro, pois há grande circulação de pessoas e, com essa visualização, o munícipe pode se inteirar que a imunização está em andamento e se programar. Para isso também estamos entregando folders explicativos sobre a doença e da programação completa da campanha”, explicou a coordenadora de Zoonoses, Priscila Arap. 

A fisioterapeuta Juliana Bordon mora na área central e já aproveitou o primeiro dia para vacinar seu gato e sua cachorra. “Trago eles todos os anos para serem vacinados na campanha realizada pela prefeitura.  Para nós, essa ação é fundamental já que no particular o custo ficaria alto. Também já aproveitei e divulguei para meus amigos que precisam”, contou.

Para a imunização é preciso que o animal tenha mais de três meses de vida. A vacina é gratuita, aplicada uma vez por ano em cães e gatos e os protege, bem como a toda população, contra o vírus da raiva. Vale lembrar que Suzano não tem registro de casos da doença.

A recomendação é que se o cão for de grande porte ou agressivo, que ele seja conduzido por um adulto, com focinheira e guia. Para gatos, o ideal seria encaminhá-los em caixas de transporte para que facilite o trabalho dos profissionais e evite a fuga no caso de ficarem assustados.

Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Irineu Junior/Secop Suzano

Campanha de castração promove atendimento extra no Jardim Europa

Deixe uma resposta