Procon de Suzano registra aumento de 60% nas resoluções dos problemas dos consumidores em 2019

0
130

Ano também foi marcado pela queda de 12% nas aberturas das reclamações e revitalização da sua sede

O Procon de Suzano registrou um aumento de 60% nas resoluções imediatas dos problemas dos consumidores que procuraram o órgão municipal, por meio do atendimento preliminar, ao longo de 2019. Houve ainda uma queda de 12% nas aberturas das reclamações. A entrega da revitalização de sua sede e a fiscalização da Black Friday também foram destaques nas ações realizadas no ano passado.

Para a diretora do Procon, Daniela Itice, o resultado do atendimento foi bastante satisfatório. “A diminuição na queda das reclamações significa que o nosso trabalho de prevenção e educação ao consumidor e também ao fornecedor está funcionando. No atendimento preliminar muitos problemas já foram resolvidos de imediato por meio do telefone que temos das empresas”, relatou.

Daniela destacou ainda a revitalização e modernização da sede do Procon, localizada no número 127 da rua Baruel, no centro. A obra foi entregue em abril. O imóvel, que também abriga a Controladoria Geral do Município e um posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), ganhou equipamentos modernos, teve todo o mobiliário substituído, recebeu pintura na parte interna, grafitagem no lado externo e ganhou nova identidade visual.

“A melhoria na estrutura física do Procon de Suzano já vem desde o início da gestão, em 2017, e entregue em 2019. Isso reflete em um acolhimento melhor ao consumidor que já chega aqui chateado pelos problemas não resolvidos com as empresas e quando chegam encontram um lugar bonito, com as instalações adequadas para um melhor atendimento com muito mais conforto”, disse.

A diretora relatou também a economia de 50% na utilização de folha sulfite por causa do processo de digitalização implantado em 2018 no órgão municipal. “Em virtude deste trabalho, de duas caixas passamos a utilizar uma caixa de papel sulfite por mês. Este trabalho é considerado muito importante, pois além da economia, reflete também em uma maior preservação do meio ambiente e contribui com a sustentabilidade”, destacou.

Outro destaque foi que, em 2019, as equipes do Procon de Suzano realizaram fiscalizações antes e durante a Black Friday, com o objetivo de evitar fraudes ou abusos neste dia especial de promoções e garantir descontos reais. Neste ano, o trabalho foi nas principais lojas de varejo da área central e do Suzano Shopping.

“Nosso monitoramento auxilia para que diminua a quantidade de fraudes e propaganda enganosa. Tivemos algumas ocorrências já esperadas com uma empresa ou outra, mas é importante para que as instituições vejam que o Procon é atuante, está fiscalizando sempre e também leva uma sensação maior de segurança à população. O objetivo principal é educar o lojista e o consumidor para que ambos saiam satisfeitos”, finalizou.

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

Deixar uma resposta