Projeto ‘Oficina Corporal’ promove atividades para pessoas com deficiência

Houve brincadeiras clássicas, como jogo de peteca, amarelinha, boliche e estafetas com bola e arco, e exercícios com o auxílio de música

Mais de 30 alunos do Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência participaram na tarde desta quinta-feira (09/10) de atividades especiais no Pavilhão Zumbi dos Palmares, no Parque Municipal Max Feffer. A iniciativa foi realizada por meio do projeto “Oficina Corporal”, promovido pela Prefeitura de Suzano.

 

Os participantes engajaram em brincadeiras clássicas, como jogo de peteca, amarelinha, boliche e estafetas com bola e arco, e exercícios com o auxílio de música. Todas as atividades foram acompanhadas por professores e auxiliares.

 

O evento especial foi em alusão ao Dia das Crianças, que acontece neste sábado (12/10). Entretanto, o projeto mantém semanalmente atividades com o grupo de usuários para fortalecimento de vínculos e melhoria da qualidade de vida.

 

Segundo Renata Oliveira, instrutora do projeto “Oficina Corporal”, o trabalho junto às pessoas com deficiência permite uma série de benefícios, tanto físicos quanto psicológicos. “Os exercícios auxiliam a combater os males causados pelo sedentarismo, bem como evitam complicações circulatórias e respiratórias. Ajudam na amplitude de movimentos, estimulam a independência e promovem um ambiente em que todos socializam”, explicou.

 

Além das atividades com o Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência, o projeto oferece aulas gratuitas de ginástica no Parque Municipal Max Feffer. Atualmente, mais de 2 mil pessoas estão inscritas. Cada módulo conta com aproximadamente 120 alunos atuantes. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino, com modalidades como alongamento, zumba, pilates, ginástica localizada e treino intervalado de alto impacto (HIIT).


A avaliação física também é feita no local, mediante agendamento prévio com as professoras pela manhã. As aulas são voltadas às pessoas com mais de 16 anos de idade e são realizadas diariamente.

 

 

Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano

Deixe uma resposta