Secretaria realiza capacitação de agentes comunitários de saúde do município

0
76
Secretaria realiza capacitação de agentes comunitários de saúde do município

A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu nesta terça-feira, 27, uma capacitação para todos os agentes comunitários de saúde da cidade. Realizado no restaurante Roda D’água, o evento foi coordenado pela equipe técnica da secretaria, e contou com a participação de Heliana de Macedo, representante do Ministério da Saúde para Itaquaquecetuba.

O Secretário Municipal de Saúde, William Harada, ressaltou que sua pasta tem atuado com afinco no sentido de valorizar e capacitar os funcionários, e que isso se reflete na qualidade dos serviços oferecidos. “Através de uma equipe técnica formada por profissionais de carreira, garantimos a continuidade do trabalho, o que é muito importante na área da saúde. Além disso, buscamos uma adesão cada vez maior dos agentes comunitários, para garantir o melhor atendimento possível para a população”, disse o secretário. Atualmente, Itaquá conta com 128 agentes comunitários de saúde.

O esforço da secretaria é elogiado pelos agentes comunitários. Para Débora Medeiros de Melo da Silva, que trabalha há seis anos na Estratégia Saúde da Família (ESF) do Jardim América, encontros como o realizado nesta semana servem para transmitir conhecimentos importantes. “A multiplicação de informações ajuda muito no nosso trabalho do dia a dia”, declara. Atuando há 11 anos na ESF do Piratininga, Maria Estela dos Santos Medeiros concorda: “Esse tipo de capacitação oferece muito conhecimento. Aprendemos bastante, e podemos passar tudo isso para a população”.

Durante o encontro, os agentes assistiram a uma palestra sobre resposta rápida para diagnóstico e enfrentamento da sífilis. O tema é relevante e urgente, já que a cidade foi uma das 100 escolhidas para participar do projeto Sífilis Não, do Governo Federal. “O agente é o olhar do gestor de saúde na comunidade e, por isso, sua atuação é tão importante”, destacou Heliana de Macedo, que é apoiadora local do projeto federal. Em sua explanação, ela apresentou ações estratégicas para chamar a atenção da sociedade sobre a necessidade de combate à doença, com orientações ao pessoal sobre como abordar o assunto.

Após a palestra, os agentes ainda receberam seus kits de materiais de trabalho que são renovados bimestralmente para todo o pessoal da ESF.

Deixe uma resposta