Suzano capacita meninas para o mercado digital e aumenta representatividade feminina na tecnologia

0
21
Suzano capacita meninas para o mercado digital e aumenta representatividade feminina na tecnologia

Programa Girl for it/Meu Primeiro Site apresenta técnicas e ferramentas para o desenvolvimento de sites e incentiva o trabalho feminino na tecnologia

 

O programa Girl for it/Meu Primeiro Site está formando meninas de instituições sociais do munícipio de Suzano (SP) que tem como objetivo formar mulheres na área de tecnologia para transformação digital. São adolescentes e jovens, entre 15 a 22 anos, impactadas nesta ação do Programa Voluntariar da Suzano.

A iniciativa tem parceria com a Junior Achievement (JA) – organização social que tem o intuito de preparar os jovens para o futuro do trabalho por meio de programas de empreendedorismo e educação financeira –. O Girl for it/Meu Primeiro Site é um curso totalmente online e gratuito, apresenta os conceitos sobre técnicas e ferramentas para desenvolvimento de sites e soft skills (habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano que integram as principais exigências para o perfil do profissional do futuro).

O programa reforça o compromisso da empresa com a diversidade e inclusão, impulsiona o protagonismo da jovem na sociedade e incentiva o aprimoramento das suas qualificações direcionando a formação de mulheres na área de tecnologia. “A Suzano acredita que só é bom para nós se for bom para o mundo e, diante deste direcionador, queremos incentivar que as pessoas exerçam o seu papel de agentes transformadores, por isso, o compromisso com a educação, transformação digital, diversidade e inclusão. Em uma sociedade cada vez mais tecnológica, formar meninas programadoras e inseri-las no mercado de trabalho é importante para combater a desigualdade de gênero. Além disso, quanto mais diversas forem as equipes nas empresas, mais completas serão as soluções criadas”, ressaltou Elisabete Flores Pagliusi, coordenadora de Voluntariado e Projetos de Formação da Suzano.

Por conta das dificuldades que a pandemia impôs neste ano, o Voluntariar trouxe muitas possibilidades de atuação de forma on-line utilizando ferramentas digitais nas aulas e mentorias (WhatsApp, Teams e plataforma ASAP da Junior Achievement). Além disso, o Programa Voluntariar ainda desenvolveu o Guia de Ações de Voluntariado Remoto, onde apresenta 10 dicas de ações voluntárias que podem ser realizadas de forma virtual, como Compras Solidárias, Acolhida Virtual, E-Duca, Movimentar Faz Bem e outras que contribuem para transformar a sociedade e ajudar uns aos outros. Os projetos incentivam desde encontros virtuais de acolhimento, entretenimento, apoio à atividade física, leitura e compartilhamento de conhecimentos, até dicas de receitas saudáveis e doações de produtos de necessidades básicas.

A mudança trouxe uma novidade, a participação de colaboradores de todas as unidades da empresa, o que faz a troca ser ainda maior. “Faz um ano e meio que participo do Voluntariar da Suzano, já participei de outras iniciativas, e desta vez, estou como voluntária na mentoria do Projeto Girl for it/Meu Primeiro Site. O voluntariado é uma experiência que gosto muito, porque abre a possibilidade de fazermos diversas trocas, tanto com os jovens, mas com os colaboradores de outras áreas da empresa, algo que é bom para todo mundo, sempre temos algo a doar e a receber”, frisou Ingrid Priscila de Melo, vendedora interna da Promoção de Vendas Sudeste e reside na capital paulista.

Os 27 voluntários envolvidos nesse projeto atuam como orientadores, respondem as dúvidas que surgem, orientam, e apoiam na aprendizagem para a criação do primeiro site como trabalho de conclusão do curso, que teve início em 25 de novembro e encerra em janeiro de 2021.

E para as jovens beneficiadas, a iniciativa abre mais possibilidades para o futuro e amplia o horizonte. “O curso Girl for it/Meu Primeiro Site está superando minhas expectativas, com o conteúdo teórico e prático, uma ótima didática e professora e voluntários muito qualificados e sempre dispostos a ajudar. E esta aprendizagem será de extrema relevância para o meu currículo e com o conhecimento, no futuro, posso optar em seguir o caminho do empreendedorismo, desenvolver algo de acordo com os meus gostos”, relatou Kamila Tavares de Lima, aluna do projeto pela Associação de Assistência a Mulher ao Adolescente e a Criança Esperança (AAMAE).

As seis instituições de Suzano (SP) que estão dentro do Programa são a Associação de Assistência a Mulher, ao Adolescente a Criança Esperança (AAMAE), Associação Maitê, Esperança e destino, Fundação MGI, Instituto Saint Nicolas Care e Instituto Thadeu José de Morais.

Voluntariar

 

O Voluntariar tem como o objetivo estreitar o relacionamento com as comunidades vizinhas visando estimular a participação de seus colaboradores e familiares em ações sociais, próprias e apoiadas pela Suzano, com o propósito de compartilhar conhecimento e talentos, promovendo assim uma mudança na sociedade. O programa tem como foco a educação e oferece aos colaboradores a oportunidade de atuarem como voluntários em diversos projetos

 

Guia de Voluntariado Remoto e Virtual.

O Guia Remoto de Voluntariado está disponível no site da Suzano e qualquer pessoa interessada em exercitar a solidariedade de forma remota pode fazer o download do material e inspirar-se nas dicas, sugestões e exemplos. Confira: www.suzanocontraocoronavirus.com.br e venha fazer parte dessa corrente do bem!

 

Sobre a Suzano

 

A Suzano, empresa resultante da fusão entre a Suzano Papel e Celulose e a Fibria, tem o compromisso de ser referência global no uso sustentável de recursos naturais. Líder mundial na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina, a companhia exporta para mais de 80 países e, a partir de seus produtos, está presente na vida de mais de 2 bilhões de pessoas. Com operações de dez fábricas, além da joint operation Veracel, possui capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano. A Suzano tem mais de 35 mil colaboradores diretos e indiretos e investe há mais de 90 anos em soluções inovadoras a partir do plantio de eucalipto, as quais permitam a substituição de matérias-primas de origem fóssil por fontes de origem renovável. A companhia possui os mais elevados níveis de Governança Corporativa da B3, no Brasil, e da New York Stock Exchange (NYSE), nos Estados Unidos, mercados onde suas ações são negociadas.

Deixar uma resposta