Suzano (SP) recebe o espetáculo infantil “Viver com Saúde”
São Paulo, 17 de setembro de 2019 – A Fundación MAPFRE, em parceria com a Ciência Divertida, leva para 15 escolas municipais de Suzano (Grande São Paulo) as apresentações do Viver com Saúde, iniciativa que orienta sobre a importância da alimentação equilibrada. Ao todo, serão 30 apresentações de 16 de setembro e 4 de outubro.
As atividades incluem um espetáculo teatral, com duração de uma hora, que incentiva a adoção de uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos entre o público infantil. Além disso, a apresentação ensina como a higiene é fundamental para evitar doenças causadas por bactérias.
A programação inclui ainda a preparação de um café da manhã com alimentos saudáveis (frutas, grãos e laticínios sem conservantes, além de opções integrais), com a participação das crianças de forma dinâmica e interativa.
Criar esse cenário inteiramente lúdico foi a maneira escolhida para mostrar os nutrientes indispensáveis para o funcionamento do corpo humano, os grupos que existem de cada alimento e as quantidades indicadas a serem ingeridas.
Os atores, apresentados como “cientistas da nutrição” ficam disponíveis para conversar sobre os temas abordados no teatro, contar curiosidades e ainda mostrar a importância da prática de exercícios físicos para complementar uma boa alimentação e como deve funcionar a higiene no dia a dia.
“A parceria com uma instituição tão comprometida como a Fundación MAPFRE é fundamental para o sucesso do programa. Acreditamos que uma alimentação saudável pode fazer parte do dia a dia das crianças, desde que haja consciência e conhecimento”, ressalta Júlio Martinez, diretor da Ciência Divertida.
A Fundación MAPFRE tem como um de seus pilares de atuação a promoção da saúde, por isso, desenvolve uma série de iniciativas que estimulam melhores hábitos de vida. “Por meio da implantação de programas educacionais nas escolas e outras atividades voltadas para a família, buscamos conscientizar pessoas de diferentes faixa-etárias sobre a importância da adoção de práticas saudáveis de vida e, como sabemos, uma alimentação equilibrada é parte fundamental desse processo”, afirma Fernando Pérez-Serrabona, representante da entidade no país e CEO da MAPFRE Brasil.
Obesidade Infantil
Estudos recentes do Ministério da Saúde apontam que crianças acima do peso possuem 75% mais chance de serem adolescentes obesos e adolescentes obesos têm 89% de chance de serem adultos obesos. As pesquisas mostram que, hoje, 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos são obesas e 18,9% dos adultos estão acima do peso. Por isso, o estímulo a hábitos saudáveis, aliados a atividade física, é tão importante desde cedo.
A consequência de obesidade na infância para a vida adulta é o aparecimento de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. “O programa Viver com Saúde contribui com a diminuição desses indicadores por meio de atividades lúdicas, que proporcionam acesso à informação”, finaliza Perez-Serrabona.
Serviço
Com o objetivo de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, a Ciência Divertida realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.
Peça: “Viver com Saúde”
SUZANO (SP)
Data: 18/09
Horários: 10h30 e 13h30
Local: EM Sérgio Simão
Endereço: Rua Roberto Ferreira Ribas, 101 – Jardim Europa
Data: 19/09
Horários: 10h30 e 13h30
Local: EM Ignez de Castro
Endereço: Rua Formosa, 200 – Cid. Boa Vista
Data: 20/09
Horários: 10h30 e 13h30
Local: EM Victor Salviano
Endereço: Rua Mario Bochetti, 385 – Cid. Miguel Badra
Data: 23/09
Horários: 10h30 e 13h30
Local: EM Waldemar Calil
Endereço: Av. Katsutoshi naito, 955 – Cid. Boa Vista
Data: 24/09
Horários: 10h30 e 13h30
Local: EM Odário Ferreira da Silva
Endereço: Rua Valdir Dicieri, 305 – Jardim Belem
Data: 25/09
Horários: 10h30 e 13h30
Local: EM Damásio F. dos Santos
Endereço: Rua Maria Edivan de Oliveira Ignácio, 175 – Vila Sol Nascente
Data: 26/09
Horários: 10h30 e 13h30
Local: EM Profª. Ana Rita Gomes
Endereço: Rua Mauro Bonifácio de Souza, 169 – Jardim Margareth
Data: 27/09
Horários: 10h30 e 13h30
Local: EM Profª. Edna Leite Lima
Endereço: Av. Presbitero Elieser Marins, 71 – Jardim Varan
Data: 30/09
Horários: 10h30 e 13h30
Local: EM Adélia de Lima Franco
Endereço: Rua Benedito de Lima Franco, 305 – Jardim Amazonas
Data: 01/10
Horários: 10h30 e 13h30
Local: EM CAIC de Suzano
Endereço: Rua Cachoeira, 33 – Jardim Monte Cristo
Data: 02/10
Horários: 10h30 e 13h30
Local: EM Profª. Mércia A. de Brito
Endereço: Rua Isabel Castanheda Mayer, 198 – Parque Res. Casa Branca
Data: 03/10
Horários: 10h30 e 13h30
Local: EM Prof. Ruy Ferreira Guimarães
Endereço: Rua Antônio Celso Borges, 25 – Jardim São Bernardino
Data: 04/10
Horário: 10h30 e 13h30
Local: EM Luiz Romanato
Endereço: Rua Abel de Matos, 96 – Vila Maluf
Sobre a Fundación MAPFRE
Com sede na Espanha e atuação em 33 países, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população. Atua para disseminar valores, promover o acesso à informação e à cultura, além de contribuir com o bem-estar da sociedade e com o fomento da inovação social. No Brasil, apoia e desenvolve iniciativas nas áreas de Prevenção e Segurança Viária, Seguro e Previdência Social, Promoção da Saúde e Ação Social. Em 2018, suas iniciativas impactaram cerca de 2 milhões de brasileiros. Site: www.fundacionmapfre.com.br.
Sobre a Ciência Divertida
Criada na década de 90, na Espanha, com a missão de transformar a ciência em um jogo no qual as crianças descobrem e experimentam o mundo de uma forma lúdica e divertida, a Fun Science – Ciência Divertida – está atualmente presente em 37 países e em mais de 146 escritórios ao redor do mundo, por um sistema de franchising internacional. A proposta da empresa é estimular as crianças a descobrirem a ciência por meio de oficinas recreativas, permitindo a elas aprender e se divertir ao mesmo tempo, através dos experimentos científicos. Isso criou uma metodologia, exclusiva e original, a qual os cientistas malucos propõem de forma teatralizada, oficinas interativas que divertem as crianças de 4 a 17 anos. Os tópicos destas oficinas de ciências têm aumentado ao longo dos anos, e além de ciência, a Fun Science – Ciência Divertida – aborda temas sociais, de meio ambiente, de saúde e higiene, entre outros, nas escolas, centros de recreação, parques, feiras, centros comerciais, empresas, etc.
Conheça mais em www.cienciadivertida.com.br – Para mais informações, entre em contato pelos telefones (19) 33272-7211 e (19) 3327-7210.

Deixe uma resposta