Vacinação contra o Sarampo começa segunda-feira

0
152

Primeira etapa da campanha é voltada ao público de 5 a 19 anos 

A Secretaria de Saúde de Suzano inicia na próxima segunda-feira (10/02) a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, voltada ao público prioritário de crianças e jovens com idades entre 5 e 19 anos. As doses estarão disponíveis em todos os postos de saúde do município, sendo que a mobilização vai até o dia 13 de março. O “Dia D” deve acontecer em 15 de fevereiro (sábado), das 8 às 17 horas.

O objetivo da ação é promover a avaliação da situação vacinal dos suzanenses. A imunização contra o Sarampo será indicada àqueles que tomaram apenas uma ou nenhuma dose da vacina. Por isso, a apresentação da caderneta é imprescindível durante a visita à Unidade Básica de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs) mais próxima, assim como o documento de identificação.

Vale destacar que, apesar do público-alvo ser crianças e adolescentes de 5 a 19 anos, ao longo de todo o ano há a possibilidade de imunização de pessoas de fora desta faixa etária, até os 59 anos. Basta apresentar a caderneta para avaliação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 15h30, em todas as 23 unidades de saúde. Suzano ainda conta com unidades em atendimento no horário estendido, até o período da noite, no Jardim Maitê e Jardim Europa.

O secretário municipal de Saúde, Luis Claudio Rocha Guillaumon, lembrou a importância da imunização. “Esta é uma campanha de avaliação da situação vacinal, que deve ser aderida por todos, principalmente pelos jovens de 5 a 19 anos nesta primeira etapa. O trabalho consiste na conscientização sobre a atualização do calendário vacinal, para isso é muito importante que todos apresentem a caderneta de vacinação, se possível”, explicou.

A imunização contra o Sarampo se dá por meio de duas doses da vacina tríplice, que também protege contra a caxumba e a rubéola, aplicadas ainda na infância. Em pessoas adultas, que nunca receberam a vacina, recomenda-se uma dose, conforme avaliação. A segunda etapa da campanha nacional de vacinação, para pessoas de 30 a 59 anos, é esperada para o segundo semestre. Mais informações podem ser obtidas com a diretora de Vigilância em Saúde no telefone (11) 4745-2035.

Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano

Deixar uma resposta