Vale do Paraíba recebe o Maior Hackathon do mundo

0
110

NASA Space Apps Challenge ocorre pela primeira vez no Vale e gera grande expectativa

Inscrições abertas para participantes até o dia 01 de outubro.

A competição será totalmente online e apresenta dados fornecidos por agências espaciais mundiais para fomentar soluções criativas e inovadoras para diversos desafios.

Você tem criatividade e garra para resolver desafios reais da Terra e do espaço? Então esta é a sua oportunidade: o Nasa Space Apps Challenge, maior hackathon do mundo, está com inscrições abertas para qualquer participante do Brasil. As inscrições estão sob o suporte da organização de São José dos Campos. A competição busca entusiastas que tenham força de vontade e queiram transformar o mundo em que vivem ou que sonhem com a vida no espaço.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 01 de outubro através do Sympla. São esperados 200 participantes que irão formar grupos de 3 e 6 pessoas para elaborar e apresentar um projeto durante a competição local que será realizada de 3 a 4 de outubro. ‘

Um destaque dessa edição é que a organização tem o objetivo de estimular a maior participação feminina na ciência, tecnologia e empreendedorismo. Por isso, a expectativa da organização é de haja pelo menos 40% de mulheres inscritas este ano.

Esta é a primeira vez que o Vale do Paraíba recebe esse evento e existe uma expectativa muito grande sobre a qualidade dos projetos que serão apresentados, uma vez que a região reúne inúmeras instituições de ensino e tecnologia como o ITA, CTA, entre outras.

A representante da NASA em SJC, Leka Hattori, afirma “estamos preparando um grande evento, totalmente digital, online. Para isso, criamos o aplicativo Space&Terra, onde mentores e participantes podem interagir entre si.”

Leka Hattori – representante do NASA Space Apps Challenge para SJC

Os dois primeiros colocados de SJC competirão na final mundial, juntamente com os finalistas das outras localidades. Os vencedores mundiais são escolhidos pela Nasa.  No ano passado, dois times brasileiros, um de São Paulo e outro de Salvador, ganharam a disputa mundial concorrendo contra 29 mil participantes de 80 países. Como prêmio, eles foram convidados para assistir o lançamento de um foguete de dentro do Centro Espacial John F. Kennedy na Flórida. 

As duas cidades tiveram como destaque a qualidade e variedade dos mentores, o que acabou sendo determinante para o sucesso das equipes.  

O relato de Felipe Tanso, membro da equipe MASSA, ganhadora de São Paulo e da etapa mundial em 2019 comprova – “a ajuda dos mentores foi fundamental, tínhamos a criatividade e a vontade, mas ser mentorados por especialistas experientes toda a diferença. Vi a lista dos mentores deste ano e fiquei muito impressionado! ”

Ganhadores do NASA Space Apps Challenge Mundial, a equipe MASSA criou uma solução de proteção ao meio ambiente. Fonte: Jornal Metro

Este ano o time de mentores escalado para ajudar os participantes na etapa de São José dos Campos contará com a participação de alguns nomes reconhecidos no cenário nacional, como Laura Gurgel (COO Ozonean e analista do Shark Thank Brasil), Edilson Osorio Jr (CEO da OriginalMy, considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo no uso de tecnologia blockchain), Anne Chang (advogada, Diretora Executiva da Berkeley Global Society, ganhadora do Blockchain Challenge – desafio promovido pelo governo Obama em 2016), entre outros grandes nomes com ampla experiência em maratonas de inovação além de um currículo profissional de peso. 

Laura Gurgel, Edilson Osorio Jr, Anne Chang, mentores 

Por que a NASA promove esse evento anual global?

Dados sem tratamento são apenas números mas, quando são aplicados para solucionar problemas ou promover inovações, os resultados são impactantes para todo o planeta, garantindo mais sustentabilidade e mudando realidades.

As missões que a NASA envia ao espaço reúnem dados em busca de novos conhecimentos para expandir nossa compreensão por meio de novas descobertas científicas e para nos ajudar a melhorar a vida na Terra. Ao usar os dados da NASA para resolver os desafios de cada ano, as equipes de Apps Espaciais aprendem sobre os dados da NASA e compartilham a criação e aplicação do conhecimento resultante. Isso muda a vida e as perspectivas de inovação para todo o mundo.

 

O Space Apps inspira colaboração, criatividade e pensamento crítico, estimula o interesse pela Terra, pela ciência e exploração espacial, e incentiva o crescimento e a diversidade da próxima geração de cientistas, tecnólogos, designers e engenheiros. O Space Apps é gerenciado pela Divisão de Ciências da Terra, Diretoria de Missão Científica, na sede da NASA em Washington, DC.

Este ano temos o apoio da CSA (Canadian Space Agency), CNES (National Centre for Space Studies), JAXA (Japan Aerospace Exploration Agency) e ESA (European Space Agency). Assim como a NASA, todas as entidades irão prover dados, insumos e suporte nos temas propostos dos desafios.  

A organização da edição do NASA Space Apps Challenge São José dos Campos está a encargo da LekaUp e temos a “Hub e Tec” e a InovAction by ABInova como co-realizadores.

 

Saiba mais: 

NASA Space Apps Challenge SJC – 2020

Onde: Evento Online

Data: 03 e 04 de outubro

Inscrições: Online, gratuitas, até o dia 01 de outubro.

Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/space-apps-challenge-sao-jose-dos-campos__994117

Página oficial do evento: https://www.facebook.com/spaceappschallengesjc

Deixar uma resposta