Alunos da rede municipal participam da formatura do Proerd 2025 com mensagens de conscientização
Por Educação
Publicado em 04/07/2025
Na manhã desta sexta-feira (04/07), alunos da rede municipal de ensino de Itaboraí participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em uma cerimônia marcada por emoção e entusiasmo. O evento aconteceu na Igreja Novos Começos, no bairro de Santo Expedito, e reuniu estudantes do 5º ano de 10 unidades escolares, sendo 9 delas da rede municipal de ensino.
Fruto de uma parceria entre a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), por meio do 35º BPM, e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o Proerd tem como objetivo conscientizar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso de drogas e da violência, incentivando escolhas saudáveis e seguras desde cedo. Durante o primeiro semestre, os alunos participaram de aulas teóricas, atividades interativas e produções de texto, com apoio dos instrutores da PM diretamente nas escolas.
A cerimônia foi aberta com uma apresentação da banda da Guarda Municipal de Itaboraí, dando o tom festivo à ocasião. Ao longo do evento, alunos e familiares celebraram os aprendizados e conquistas, com destaque para os formandos que se destacaram nas atividades do semestre. Três alunos, autores das melhores redações, foram premiados com bicicletas. Outros alunos receberam medalhas e todos ganharam certificados de conclusão.
Representando o 35º BPM, o Tenente J. Borges destacou a importância do momento.
“É emocionante ver esse grupo de crianças alegres e felizes. Consigo me lembrar como era estar no lugar de vocês, na minha infância, como era bom estar sentado em um banco escolar sendo bem direcionado por professores e profissionais como esses que aqui estão. Eu agradeço a Deus por esse momento de união aqui! Parabéns! Continuem neste caminho contra as drogas”, afirmou o policial.
A aluna Ester da Costa Mendonça, do 5º ano da Escola Municipal Neusa da Silva Salles, fez um agradecimento especial durante a cerimônia.
“Achei muito legal ter um policial nos dando aula. Ele fez várias atividades com a gente, tirou nossas dúvidas e nos ensinou muitas coisas sobre álcool, cigarros e outras drogas que são proibidas. Muito obrigada por todos os ensinamentos!”, expressou a jovem.
Participaram do Proerd as seguintes escolas: EMZ Profª Delta, Auto Rodrigues, Neusa da Silva Salles, Adhemario Rodrigues de Oliveira, Centro Educacional Lopes Videira, Antônio Joaquim, Marina da Glória, Roberta Sodré de Macedo, Ver. Jorge Antônio Pinto de Araújo e Natércia Rodrigues Rocha.
O clima entre as famílias foi de orgulho, emoção e esperança em um futuro com mais consciência e escolhas seguras para os estudantes da cidade.
Secretaria Municipal de Comunicação
sourceCom informações da Prefeitura de Itaboraí
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!