Bebês nascidos no HRG recebem acompanhamento na Sala de Egressos durante os primeiros 28 dias de vida

O Hospital Regional de Guarabira (HRG), referência da rede estadual de saúde na região do Brejo paraibano, possui um espaço direcionado ao acompanhamento pós-alta dos bebês nascidos na maternidade da unidade hospitalar. A iniciativa busca reduzir complicações neonatais e garantir a continuidade dos cuidados médicos para os recém-nascidos.  

Leia mais

De acordo com Flávia Paredes, médica pediatra do HRG, a Sala de Egressos proporciona um suporte efetivo às famílias no período crítico após a alta hospitalar. O serviço oferece atendimento direcionado aos recém-nascidos que necessitam de acompanhamento médico logo após deixarem a maternidade. Dentre os serviços disponibilizados estão a avaliação do peso, orientações sobre amamentação, acompanhamento do desenvolvimento neonatal e suporte para dúvidas dos pais, além de encaminhamentos para atendimentos especializados, caso necessário.

Leia mais

“Durante os primeiros 28 dias de vida do bebê, realizamos consultas e avaliamos a saúde do recém-nascido, podendo identificar doenças que às vezes não se manifestam nas primeiras horas de vida, enquanto ainda está na maternidade. Conseguimos captar, por exemplo, um bebê cardiopata que pode ter passado despercebido na maternidade, uma alteração congênita ou um bebê que apresente uma convulsão sutil, fazendo os encaminhamentos necessários”, explicou. 

Leia mais

Na Sala de Egressos também são realizados exames fundamentais para a prevenção da saúde do bebê. “Por exemplo, a icterícia é muito comum na primeira semana de vida, quando o bebê fica amarelinho, então conseguimos dosar a bilirrubina do bebê, e o resultado sai rapidinho. Se há suspeita de pneumonia, conseguimos fazer os exames na hora, dentro do hospital, tudo funcionando num sistema bem integrado”, afirmou. 

Leia mais

A pediatra destacou, ainda, outros cuidados realizados na Sala de Egressos, a exemplo de orientações básicas sobre amamentação, vacinação e teste do pezinho. “Orientamos os pais sobre pontos de suma importância para que o bebê cresça e se desenvolva de forma saudável, partindo desse primeiro contato com um profissional especializado e mantendo o serviço de puericultura na unidade básica de saúde”. 

Leia mais

Uma das bebês que está sendo acompanhada na Sala de Egressos é a pequena Maria Vitória Diniz. Sua mãe, Geane Pereira Diniz, elogiou o serviço e o atendimento. “É uma consulta maravilhosa. Tive a oportunidade de tirar todas as dúvidas com a médica para poder cuidar da saúde da minha filha com mais segurança”, disse. 

Leia mais

Para a diretora-geral do HRG, Rossicler Pinheiro, a iniciativa reforça o compromisso da unidade hospitalar com a qualidade no atendimento materno-infantil e com a redução da mortalidade neonatal na região. "Nosso objetivo é garantir que os recém-nascidos continuem recebendo a atenção adequada, prevenindo possíveis complicações e promovendo um desenvolvimento saudável desde os primeiros dias de vida", concluiu. 

Leia mais

 

Leia mais

sourceCom informações do Governo do Estado da Paraíba

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Batmão - Suzano TV - Folha 12