Clima ameno, solo fértil, localização privilegiada e muita paixão pelo que fazem: esses são os ingredientes que permitem às empreendedoras Vanda e Paula Gonçalves produzirem um café de excelência. No Sítio Gonçalves, em Triunfo, no Sertão do Pajeú, são cultivados grãos selecionados que conquistam os paladares mais exigentes. O trabalho árduo de sogra e nora vem gerando frutos: o café da dupla recebeu recentemente o Selo Nacional da Agricultura Familiar (SENAF Mulher), concedido pelo Governo Federal. O reconhecimento destaca a origem do produto como resultado do trabalho em uma propriedade familiar conduzida por mulheres, agregando valor à marca.
Atualmente, em Pernambuco, apenas dez produtos possuem o selo na categoria Mulher. O café do Sítio Gonçalves é o primeiro do estado a conquistar essa certificação, que tem validade de dois anos. Durante esse período, o selo pode ser utilizado nas embalagens e o produto ganha visibilidade na vitrine nacional do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), onde estão listados todos os produtos certificados no país. A conquista foi possível graças ao suporte de consultorias oferecidas pelo Sebrae.
Esse selo é muito importante, pois vai abrir portas para novos mercados. Ele garante ao cliente que está adquirindo um produto de qualidade, fruto da agricultura familiar e de uma propriedade conduzida por mulheres.
Vanda Gonçalves, sócia proprietária do café triunfo e presidente da Associação dos Cafeicultores de Triunfo
Tradição e inovação na cultura do café
O envolvimento de Vanda com o café vem desde a infância, quando ajudava os pais no cafezal do antigo sítio da família. Mais tarde, decidiu adquirir uma propriedade junto com o filho para dedicar-se ao plantio de café de forma profissional. “Desde criança eu lido com o café, mas tudo era feito de maneira muito arcaica no sítio da minha família. Após retornar a Triunfo, decidi fazer diferente. Participei de capacitações e seminários que me ensinaram técnicas modernas, desde a colheita até a torra, armazenamento e secagem. Foi aí que tive meu primeiro contato com cafés de alta qualidade”, relembra.
O Sítio Gonçalves cultiva seis variedades de café. Entre os destaques está o Typica 100% Arábica, com notas sensoriais de chocolate intenso e caramelo. Produzido a 1.100 metros de altitude, o café é vendido em embalagens de 250g e está disponível em lojas, cafeterias e feiras de agricultura familiar, tanto em Triunfo quanto em outros municípios do Pajeú. O produto também é destaque em grandes eventos dentro e fora do estado.
Com uma área de pouco mais de três hectares, a propriedade realiza colheitas anuais que rendem entre três e quatro sacas de café por safra. O processo é artesanal: da colheita à embalagem, tudo é feito por Vanda e Paula. “Fazemos tudo manualmente, com muita dedicação. Até a embalagem foi reformulada após a consultoria do Sebrae”, explica Vanda.
Apesar de todo o trabalho e dedicação exigidos para levar até os “coffee lovers” a melhor bebida, a empreendedora se diz realizada e otimista com o futuro. “Produzir café de qualidade é trabalhoso. Desde a colheita dos frutos maduros até o processamento, é um cuidado extremo. Mas o amor pelo café nos move. Além disso, no sítio trabalhamos com licores, pimentas, bananas e outras culturas, mas o café é nosso carro-chefe”, destaca.
Os próximos passos incluem obter o selo nacional para todas as variedades do café produzido no sítio e conquistar maior reconhecimento para os cafés pernambucanos no mercado. “Muitas cafeterias já estão aderindo à valorização do café produzido aqui. Nosso café é tão bom quanto o de regiões mais tradicionais, como Minas Gerais. Nós vestimos a camisa para produzir um café de alta qualidade e temos muito orgulho disso”, conclui Vanda Gonçalves.
sourceCom informações da Agência Sebrae
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!