Comissão de Relações Internacionais da Alesp aprova criação de 'Grupos de Amizade entre Nações'

Inédita no Legislativo Paulista, iniciativa busca fortalecer laços diplomáticos entre Brasil e Cuba, Azerbaijão, Rússia e Alemanha; aproximação entre os países gera avanços para São Paulo

Daiana Rodrigues - Foto: Marco Antônio Cardelino

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou, nesta quarta-feira (12), cinco requerimentos. Quatro deles pedem pela criação de grupos de amizade entre Brasil e quatro nações: Cuba, Azerbaijão, Rússia e Alemanha. Os instrumentos têm como objetivo fortalecer o intercâmbio e a cooperação entre os consulados e as embaixadas dessas nações.

Segundo o autor dos requerimentos, o presidente do Colegiado e deputado Maurici (PT), a iniciativa traz um importante avanço e é inédita no Parlamento Paulista. Isso traz uma abertura maior para São Paulo no cenário internacional, principalmente porque a capital paulista é a segunda cidade no mundo em quantidade de representações internacionais", destacou.

Em reforço à ideia, o vice-presidente da Comissão, o deputado Gil Diniz (PL), complementou que os grupos de amizade estreitam os laços e parcerias entre os países envolvidos e aproximam suas culturas.

O quinto requerimento aprovado solicita a criação do "Grupo de Trabalho Intersetorial de Direitos dos Migrantes e Refugiados", que pretende discutir, planejar e elaborar políticas públicas, leis e ações voltadas ao tema no Estado.

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Batmão - Suzano TV - Folha 12