Em celebração à Semana Mundial do Brincar 2025, que neste ano tem como tema "Protegendo o Encantamento das Infâncias", as equipes do CRAS Monte Serrat e do CRAS Parque das Hortênsias realizam uma ação conjunta nesta terça-feira (28), no Complexo Esportivo Ney Marciano, na Vila São João.
O evento contou com apresentação especial de contação de histórias e fantoches, conduzida pela pedagoga e escritora de livros infantis Cynara Lenzi Veronezi, da cidade de Salto. Com a história "O Baú do Vovô" e uma narrativa lúdica, a ação promoveu afeto, memória e imaginação, não só das crianças, mas de todos os familiares.
A Lei nº 14.826, de 20 de março de 2024, institui a parentalidade positiva e o direito ao brincar como estratégias intersetoriais de prevenção à violência contra crianças. A ação dos Cras que promoveu uma atividade para as crianças e seus familiares trabalhou as duas coisas, tanto o brincar quanto a parentalidade positiva.
Sobre a Semana Mundial do BrincarÉ considerado um chamado à sociedade para reencantar seu olhar em relação às crianças, promovendo o brincar livre, o respeito ao tempo e aos ritmos das crianças, e a criação de ambientes acolhedores, essenciais para a infância plena e digna em todo o Brasil.
Promovida pela Aliança pela Infância no Brasil, com o apoio da terre des hommes - Alemanha (tdh-A), a Semana Mundial do Brincar acontece sempre em torno do Dia Mundial do Brincar (28 de maio) e visa convocar uma participação coletiva para valorizar o ato de brincar, ressaltando sua importância no desenvolvimento das crianças e criando oportunidades para que o brincar aconteça em diferentes contextos.
A SMB também busca contribuir para a garantia do direito de brincar previsto em leis e instrumentos como a Convenção dos Direitos da Criança (CDC) da ONU, a Constituição Federal do Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Marco Legal da Primeira Infância e tem se tornado um direito garantido em lei em quase 100 cidades brasileiras em 15 estados brasileiros. Também existem Leis Estaduais em SP, MS, AM, PB e PE.
sourceCom informações da Prefeitura de Itupeva
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!