O papel de mulheres tem sido cada vez maior em órgãos da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O destaque aparece em cargos como piloto de helicóptero, mecânica de aeronaves e até chefe do canil da Polícia Militar. Neste mês da mulher, conheça a história dessas personagens que integram o quadro da segurança de São Paulo.
A delegada Ana Carolina Del Picchia Nogueira Gonzalez realizou sua primeira missão como piloto do Serviço Aerotático da Polícia Civil em janeiro. Com isso, tornou-se a primeira mulher a pilotar um helicóptero da instituição. O treinamento durou um ano. Delegada desde 2020, Ana atuou na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Francisco Morato e se inscreveu no concurso do SAT após saber que ele não era aberto há 15 anos.
O SAT do qual a delegada Ana Carolina faz parte é subordinado ao Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope). Ele auxilia no trabalho policial de campo, investigação e cumprimento de mandados. A unidade conta atualmente com dois helicópteros e dois aviões, com a previsão de aquisição de mais duas aeronaves. Para ingressar como piloto, é necessário ser delegado e passar por um concurso interno da instituição.
Leia a matéria completa aqui.
A coronel Marisa de Oliveira ingressou na Polícia Militar (PM) em 1994. Depois de passar por diferentes unidades, tornou-se a primeira mulher comandante do 5º Batalhão de Polícia de Choque, responsável pelo Canil da PM. Na função, ela acumula experiência em ocorrências como confrontos entre torcidas e rebeliões em presídios.
O Canil é uma das unidades especializadas da PM e atua na apreensões de drogas, localização de pessoas e busca de corpos. Os cães são treinados desde filhotes e trabalham ao lado de policiais. A estrutura também conta com equipe veterinária própria para cuidar da saúde dos animais, que são frequentemente adotados por seus tutores após a aposentadoria.
Leia a matéria completa aqui.
A soldado Karla Andrade Rufino, 37 anos, é a única mulher entre os 60 mecânicos do Comando de Aviação da PM. Todos os dias, sua equipe inspeciona, testa e realiza manutenções nos helicópteros da corporação. O objetivo é garantir que cada aeronave esteja pronta para missões de resgate, apoio policial e transporte de órgãos.
O interesse de Karla pela aviação surgiu em 2011, quando fez um curso da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Depois, ingressou no Exército e trabalhou com aeronaves por seis anos, até decidir prestar concurso para a Polícia Militar. Em 2021, participou da operação de resgate após um acidente com um ônibus em Ubatuba, que deixou seis mortos e 48 feridos.
Leia a matéria completa aqui.
SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas.
Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas em março de 2024, como o lançamento do aplicativo SPMulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas. Mais informações www.spportodas.sp.gov.br.
sourceCom informações da Agência São Paulo
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!