Modernização da rede elétrica em São Bernardo marca avanço na qualidade do fornecimento de energia e agilidade em emergências
São Paulo, 5 de junho de 2025 – A Enel Distribuição São Paulo anuncia a conclusão do piloto do Projeto de Resiliência de Rede em Alvarenga, São Bernardo do Campo, que tornou a rede mais robusta e menos suscetível a intermitências. As intervenções beneficiam diretamente 24 mil clientes da região, com obras concentradas nas imediações da Estrada Poney Club.
A iniciativa de modernização da rede elétrica tem objetivo de aumentar a flexibilidade da rede de distribuição, reduzindo o impacto aos clientes das interrupções de energia. Com investimentos de aproximadamente R$ 36 milhões, o projeto piloto foi executado em três bairros estratégicos: Alto de Pinheiros (São Paulo), Parque dos Príncipes (Osasco) e, agora concluído, Alvarenga (São Bernardo do Campo).
No Alvarenga, a iniciativa envolveu a substituição de 10 km de rede convencional por rede compacta e mais resistente (rede Spacer), além da instalação de 22 equipamentos de religamento automático, sendo que cinco deles também realizam manobras telecontroladas, ou seja, a distância. Essas ações colaboram para a redução de interrupções no fornecimento de energia e permitem intervenções remotas em situações de falha na rede e em emergências, tornando mais ágil o serviço e o restabelecimento da energia.
“O Projeto de Resiliência de Rede foi pensado como uma medida de inovação tecnológica para melhorarmos a eficiência da nossa rede elétrica, reduzir as interrupções de energia e melhorar o serviço prestado aos nossos clientes”, explica Guilherme Lencastre, presidente da Enel Distribuição São Paulo.
Esses projetos-piloto beneficiam cerca de 60 mil clientes. De forma preliminar, nas regiões onde os trabalhos foram finalizados, no período de outubro de 2024 a março de 2025 (comparado ao mesmo período do ano anterior), houve a redução de 39% na frequência dos desligamentos e a redução de 73% na duração das interrupções, demonstrando o impacto positivo das ações implementadas para a qualidade do fornecimento de energia.
Além das tecnologias implementadas, a companhia intensificou as podas preventivas de galhos em contato com a rede elétrica. Em 2025, foram realizadas mais de 29 mil podas na cidade. Este número representa um aumento significativo em comparação com o mesmo período do ano anterior (janeiro a maio de 2024), quando foram efetuadas cerca de 10 mil podas, demonstrando os esforços da companhia para minimizar os impactos da vegetação na rede elétrica.
Proximidade com a Comunidade
Em parceria com a Prefeitura de São Bernardo do Campo, a Enel Distribuição São Paulo também instalou um totem de atendimento na UPA UNIÃO / ALVARENGA. Desde 15 de maio de 2025, oferecendo atendimento à população, reforçando a proximidade e o apoio da companhia aos moradores do bairro.
Sobre a Enel Distribuição São Paulo
A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,9 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!