04/07/2025
Iniciativa reforça integração entre segurança pública e educação, promovendo cidadania e prevenção às drogas nas escolas
Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano concluíram na última quarta-feira (02/07) um curso de formação sobre o Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard) oferecido para a GCM de Poá. A capacitação ocorreu na sede da corporação poaense e teve como foco preparar os agentes que atuarão na Ronda Escolar da cidade vizinha para o início das atividades.
O projeto Guard foi criado com o objetivo de instruir crianças e adolescentes do ensino fundamental sobre os perigos do uso de drogas e trabalhar temas relacionados à cidadania, convivência social e respeito às normas. Por meio de aulas ministradas por guardas municipais especialmente treinados, a iniciativa busca aproximar a corporação da comunidade escolar, promovendo um ambiente de confiança e segurança.
Em Suzano, o Guard já impactou mais de 4 mil crianças desde sua criação, em 2017, atendendo estudantes dos 4º e 5º anos de escolas municipais. Ao longo de dez encontros, os alunos participam de atividades que abordam desde a conscientização sobre direitos e deveres até a importância da solidariedade, da empatia e da construção de uma cultura de paz. Além disso, os participantes conhecem mais sobre o trabalho da GCM e o papel da segurança pública na sociedade.
A formação oferecida aos agentes de Poá foi conduzida pelos instrutores André Alves da Silva e Jaqueline Ziotti, da GCM de Suzano, que compartilharam metodologias, materiais didáticos e experiências adquiridas ao longo dos anos de atuação do Guard. Os cinco integrantes capacitados farão parte de uma equipe dedicada à Ronda Escolar, com o objetivo de implantar o projeto nas escolas municipais poaenses a partir deste segundo semestre.
Para o secretário de Segurança Cidadã de Suzano, Francisco Balbino, o curso simboliza não apenas a expansão de um projeto de sucesso, mas também o fortalecimento das parcerias regionais em prol da segurança e da educação. “O Guard é um exemplo concreto de como a integração entre segurança pública e educação pode transformar realidades. Ver outras cidades interessadas em adotar a iniciativa é motivo de muito orgulho para nós. A capacitação dos agentes de Poá demonstra o compromisso com a prevenção e com a formação cidadã dos jovens”, destacou Balbino.
Segundo o secretário, é fundamental investir em ações preventivas que envolvam crianças e adolescentes, para que eles cresçam conscientes sobre seus direitos e responsabilidades. “Nosso maior objetivo é mostrar para os estudantes que a GCM não está apenas para zelar pela segurança, mas também para orientar, dialogar e construir uma sociedade mais justa e pacífica. A prevenção sempre será mais eficiente do que qualquer medida repressiva”, acrescentou.
sourceCom informações da Prefeitura de Suzano
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!