Objetivo foi promover a formação na prática de esportes adaptados para a inclusão de estudantes com deficiência
Após quatro dias de aprendizado prático e teórico em Itaquaquecetuba, foi finalizada com sucesso nesta sexta-feira (15) a capacitação técnica do Programa de Desenvolvimento Paralímpico oferecida pelo governo estadual. A iniciativa prepara alunos, professores de educação física e profissionais envolvidos com atividades esportivas para a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no ambiente esportivo. O programa é uma iniciativa das secretarias estaduais dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Esportes, e conta com a parceria da Prefeitura de Itaquaquecetuba por meio das secretarias de Educação e de Esporte e Lazer. O curso ofereceu capacitação do esporte paralímpico para 160 profissionais em até oito modalidades: atletismo, badminton, halterofilismo, futebol de cegos, judô, natação, tênis de mesa e voleibol sentado.
Iniciado na terça (12), foi realizada uma cerimônia de abertura no Ginásio de Esportes Sumiyoshi Nakaharada, na Vila Japão, com a presença do prefeito Eduardo Boigues, secretários municipais e representantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Comitê Paralímpico Brasileiro. As aulas práticas foram realizadas no ginásio e as teóricas no auditório da Secretaria de Educação.
“Mais uma ação importante na cidade. Esse é um novo momento, com muito mais ações que vão alcançar os estudantes com deficiência de Itaquá”, destacou a secretária de Educação, Maria Cristina Perpétuo.
O secretário de Esporte e Lazer, Fabiano Novais, destacou que o município se tornou referência na área esportiva. “Estamos realizando mais uma formação importante para os profissionais de educação física de Itaquá. O nosso diferencial é ter um prefeito que apoia o esporte na cidade, por isso hoje somos uma referência em toda a região e continuamos em constante crescimento.”
“Somos a quarta cidade a receber a formação e agradeço essa grande parceria com o Estado. Sabemos que temos um longo caminho a percorrer, mas quando olhamos para trás, é possível ver o quanto já foi feito. Quase triplicamos o número de núcleos da educação especial no município. Estamos muito felizes em contribuir com essa capacitação”, finalizou Boigues.
sourceCom informações da Prefeitura de Itaquaquecetuba
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!