Metade do Haiti em situação emergencial de fome, mas só 8% do apelo foi recebido

O Haiti entrou numa situação ainda mais vulnerável este mês com o início da temporada de furacões no Atlântico.

Leia mais

Numa conversa com jornalistas, por videoconferência, a diretora regional do Programa Mundial de Alimentos, WFP, Lola Castro, contou que a violência está afetando os sistemas alimentares e cadeias de fornecimento na capital haitiana, Porto Príncipe.

Leia mais
Leia mais

Lola Castro, diretora regional do Programa Mundial de Alimentos para a América Latina e o Caribe, durante visita ao Haiti

Leia mais

Violência deslocou 1 milhão de pessoas

Castro visitou o país, onde constatou que metade da população, ou 5,7 milhões de haitianos, enfrentam algum tipo de situação emergencial de fome. A ilha caribenha é um dos cinco países do mundo com níveis catastróficos de fome.

Leia mais

Lola Castro garantiu que o WFP permanecerá atuando no Haiti apesar de toda a violência, deslocamento e colapso.

Leia mais

Mais de um milhão de pessoas no país estão deslocadas devido à violência contínua de gangues e à insegurança.

Leia mais

A diretora regional contou que somente numa comunidade, Kenscoff, as ofensivas de bandidos levaram 14 mil pessoas a fugir. Ali, os produtores costumavam vender os alimentos que colhiam, mas por causa da insegurança passaram a depender de assistência alimentar. Muitas casas desses pequenos agricultores foram destruídas ou queimadas.

Leia mais

Violência de gênero

Outro problema no Haiti é com a violência de gênero. Foram 6 mil casos de violência somente este ano. Lola Castro disse que a situação de mulheres e meninas em Porto Príncipe é dramática.

Leia mais

A capital haitiana é hoje "um dos lugares mais perigosos do mundo" para mulheres e meninas, comentou.

Leia mais
Leia mais

Dezenas de pessoas deslocadas no Haiti

Leia mais

Estoques de ajuda humanitária em declínio

O Plano de Resposta Humanitária para o Haiti deste ano prevê pouco mais de US$ 908 milhões, mas apenas 8% do financiamento está disponível.

Leia mais

Lola Castro afirmou que o PMA precisa de US$ 46,4 milhões, nos próximos seis meses, para sustentar sua resposta emergencial e combater as causas profundas da fome e da desnutrição.

Leia mais

A temporada de furacões começou no domingo e vai até o final de novembro. Geralmente, o WFP tem estoques para alimentar de 250 mil a 500 mil pessoas em caso de emergências, mas este ano, os galpões estão vazios.

Leia mais

Lola Castro encerrou a conversa com a imprensa dizendo que o mundo não pode esquecer do povo do Haiti que está vivendo uma grave crise humanitária.

Leia mais

sourceCom informações da ONU

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Batmão - Suzano TV - Folha 12