Política pública do Governo do Ceará, o Vale Gás Social vem auxiliando na renda de milhares de cearenses, como a dona de casa Michele da Silva. Moradora de Juazeiro do Norte, ela conta que recebe o benefício desde a pandemia, e com ele, vem garantindo um suporte nas despesas de casa. “Hoje, o gás tá custando uns R$130, e a pessoa recebendo esse tíquete, já ajuda muito. Sou só eu e os meus três filhos. Com esses R$130, que eu ia comprar o gás, eu já compro uma fruta para os meus filhos, compro um alimento, um leite, uma massa”, ressalta.
Ela faz parte das mais de 14 mil famílias que começaram a receber seus tíquetes Vale Gás Social em toda a região do Cariri.
As entregas para os caririenses iniciaram na quarta-feira (2), na cidade do Crato, e seguiram em Araripe, Santana do Cariri e Juazeiro do Norte. Os municípios de Aurora, Assaré, Barbalha, Barro, Farias Brito, Jati, Lavras da Mangabeira, Penaforte, Porteiras, Tarrafas e Várzea Alegre também integraram o primeiro dia de distribuição na região.
Conduzindo as entregas do benefício em Juazeiro do Norte, a vice-governadora e secretária da Proteção Social (SPS), Jade Romero, ressaltou a importância de entregas como essas no Estado. “Os benefícios sociais são fundamentais para melhorar a qualidade de vida da população. É assim que estamos retirando pessoas da pobreza e extrema pobreza, oferecendo dignidade e avançando nas condições sociais e econômicas do nosso Estado”, pontuou.
No total, 2.194 famílias foram beneficiadas em Juazeiro do Norte. Com seu tíquete em mãos, a juazeirense Janaina Pereira celebrou a chegada de mais um lote do Vale Gás Social. “Moro só eu e os meus cinco filhos, sou dona de casa, e a importância de receber o Vale Gás é muito, porque o que eu compraria o gás, já compro mistura, alguma coisa mais necessária, que está faltando dentro de casa”, pontuou.
No município de Missão Velha, as entregas tiveram início na manhã desta quinta-feira (3). Moradora do distrito de Jamacaru, Aparecida Monteiro conta que chegou cedo para receber seu tíquete. “Foi uma alegria grande ver meu nome de novo no grupo, para voltar a receber”, celebra. Agricultora e mãe de dois filhos, ela explica que é através de benefícios sociais, como o Vale Gás, que encontra apoio para cuidar dos filhos Ravy (13) e Adrian (7). “É uma ajuda para alimentação dos meus filhos, para ajudar nas despesas de casa”, completa.
Quem também voltou a receber o tíquete foi Damiana Alice. Acompanhada da neta Yasmin (4), ela celebrou a chegada dos 1.173 tíquetes para famílias de Missão Velha. “Rezei tanto, ‘Deus bota o Vale Gás que venha’, porque meu botijão está seco e não tenho condições de comprar. E recebi agora!”, comemorou.
Damiana explica que, normalmente, o dinheiro que economiza no gás já tem destino certo, no pagamento das contas de água e luz da casa onde vive com a filha e os três netos. “Eu tive AVC no meu rosto, não tenho condições de trabalhar, e meu auxílio não deu certo sair. Aí estou aqui parada, só quando o pessoal me chama para fazer faxina, lavar roupa, aí eu vou”, acrescenta.
Abaiara, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Jardim, Granjeiro, Milagres, Mauriti, Potengi e Salitre também foram contemplados nesta quinta-feira (3). As entregas do Cariri seguem na sexta-feira (4), nos municípios de Nova Olinda e Altaneira.
Para saber se é beneficiário, basta acessar o site da SPS (www.sps.ce.gov.br), clicar no banner do benefício e informar seu NIS. Os beneficiários podem buscar a secretaria municipal de Assistência Social ou o CRAS mais próximo de casa para saber a data de entrega em sua cidade.
O Vale Gás Social é uma política pública permanente que possibilita a recarga gratuita do botijão de gás, três vezes ao ano. Desde sua implantação, mais de 2,6 milhões de tíquetes foram distribuídos.
sourceCom informações do Governo do Estado do Ceará
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!