ONU alarmada com aumento da violência entre comunidades sírias

Uma onda de violência na Síria deixou milhares de civis mortos nos últimos dias. O enviado especial da ONU para o país, Geir Pedersen, informou os membros do Conselho de Segurança sobre a situação, em reunião de emergência a portas fechadas.

Leia mais

De acordo com agências de notícias, a violência que começou em em áreas costeiras no noroeste do país atingiu as cidades de Damasco e Aleppo na segunda-feira.

Leia mais

Assassinatos em bairros alauitas

O secretário-geral da ONU, António Guterres, reiterou a preocupação com a escalada das tensões entre as comunidades na Síria.

Leia mais

Em mensagem transmitida pelo porta-voz, Stephane Dujarric, o líder das Nações Unidas afirmou que todas as partes devem proteger os civis e se abster de “retóricas e as ações inflamatórias”, após 14 anos de guerra no país e “cinco décadas de um governo autoritário”.

Leia mais

Relatos divulgados por agências de notícias informam que grande parte dos assassinatos ocorreu em bairros alauitas nas províncias costeiras de Latakia e Tartus, o reduto tradicional de apoio ao regime do ex-presidente Bashar Al-Assad.

Leia mais

Os alauítas constituem cerca de 10% da população síria e estão vinculados a uma vertente do islamismo xiita.

Leia mais
Leia mais

Meninos brincam em acampamento informal na Síria

Leia mais

Investigações “rápidas, transparentes e imparciais”

O alto comissário da ONU de Direitos Humanos, Volker Turk, emitiu nota afirmando que recebeu relatos “extremamente perturbadores” de famílias inteiras, incluindo mulheres, crianças e ex-combatentes, sendo mortas.

Leia mais

Os relatos envolvem execuções sumárias por membros das forças de segurança das autoridades interinas, bem como por elementos associados ao antigo governo.

Leia mais

Turk pediu investigações “rápidas, transparentes e imparciais” sobre todos os assassinatos e outras violações, de modo que os autores sejam responsabilizados dentro das normas do direito internacional.

Leia mais

Pelo menos 13 crianças mortas

O diretor regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, para o Oriente Médio e Norte da África, declarou estar “profundamente alarmado” com o recente aumento da violência, que supostamente custou a vida de pelo menos 13 crianças, incluindo um bebê de seis meses.

Leia mais

Edouard Beigbeder pediu que todas as medidas viáveis sejam tomadas para proteger os civis, especialmente as crianças, bem como infraestruturas essenciais, como hospitais.

Leia mais

O representante do Unicef apela a todas as partes para que priorizem a reconciliação e se comprometam com uma transição política pacífica, garantindo que as crianças da Síria possam sobreviver, prosperar e atingir todo o seu potencial.

Leia mais

O secretário-geral tomou nota do anúncio feito pelas autoridades interinas de um comitê investigativo, bem como de um comitê para a preservação da paz civil. Guterres ressaltou a importância e urgência de processos de justiça transicional e reconciliação inclusivos e transparentes para uma paz sustentável na Síria.

Leia mais

sourceCom informações da ONU

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Batmão - Suzano TV - Folha 12