Durante a operação Semana do Meio Ambiente 2025, a Polícia Militar Ambiental reforçou, além das ações de fiscalização e policiamento, a importância da educação ambiental desde a infância.
“As crianças aprendem brincando, de forma lúdica, com diversas atividades que ensinam o cuidado com a fauna, a flora e, especialmente, com a poluição nos rios”, conta a soldado Viviane Padiar Brum, do 2º Batalhão de Polícia Ambiental. Ela é uma das responsáveis pela conscientização dos alunos na região de Bauru, no interior paulista, e chega a atender mais de 140 crianças de 2 a 13 anos por semana.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP oficializa Plano de Adaptação e Resiliência Climática
A ação acontece em todo o estado, com profissionais que transmitem o conhecimento que será levado para as futuras gerações. “Sempre gostei de crianças e da didática do ensino. Quanto mais o tempo passa, mais prazeroso é ver que a geração que ensinamos está praticando o que foi dito”, completa a soldado. As atividades têm sido o caminho para despertar o cuidado com a natureza, tema simbólico e trabalhado nesta edição da operação, que tem como foco o combate à poluição plástica.
Oficinas de pintura, distribuição de gibis ambientais, conversas sobre defensivos agrícolas, a importância da água e do plantio de sementes são alguns dos recursos utilizados para traduzir temas ambientais de forma acessível.
“Além do trabalho policial, temos a missão de proteger a natureza. E isso também passa pela educação das próximas gerações”, afirma a soldado, que atua desde 2014 e revela que a paixão pelas crianças e pela natureza motivou sua escolha pela especialidade. “Tenho dois filhos. Ver uma criança entendendo o impacto do lixo nos rios ou o ciclo da vida das plantas é gratificante.”
Ao longo da semana, os policiais também entregam sementes às crianças como forma de incentivá-las a cuidar do meio ambiente. Em paralelo, seguem as fiscalizações em áreas de preservação, rodovias, madeireiras e criadouros, garantindo a proteção da biodiversidade no estado.
A operação, coordenada pelos cinco batalhões de Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, prossegue até o fim da semana para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quinta-feira (5). Com o tema “Acabar com a poluição plástica”, a iniciativa busca mobilizar diferentes públicos, das crianças aos adultos, em prol de um futuro mais sustentável.
sourceCom informações da Agência São Paulo
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!