Um momento de acolhimento, escuta ativa e emoção. Foi assim que a Prefeitura de Itupeva, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Diretoria da Pessoa com Deficiência, realizou na última quarta-feira (26), no Cine Teatro, o primeiro encontro do projeto “Cuidar de Quem Cuida”, uma iniciativa dedicada especialmente para as famílias atípicas do município.
O evento marcou o início de um espaço permanente de escuta, convivência e apoio mútuo, onde os participantes puderam compartilhar vivências e trocar experiências.
Dayane Bandeira, Diretora da Pessoa com Deficiência, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. “Gostaria eu que, anos atrás quando meus pais descobriram que eram atípicos, tivesse um grupo como este. Queremos que aqui seja um espaço em que todas as histórias sejam respeitadas e as vivências compartilhadas”, disse ela.
O prefeito Rogério Cavalin também esteve neste primeiro encontro, ao lado do vice-prefeito Isaque Messias e da secretária da pasta, Eliana Alencar. “É interessante essa proposta da Diretoria pois nós sempre estamos preocupados em dar o amparo para aquela pessoa com deficiência e neste caso o nosso foco é quem cuida dessa pessoa. Fortalecendo este público, a gente também vai fortalecer os laços familiares”, disse o prefeito.
O encontro foi dividido em duas etapas: dinâmicas e palestra com as especialistas Natália Menegocio, psicóloga, pedagoga e especialista em saúde emocional e Leandra Amorim, psicanalista, especialista em Psicologia de Gestação e Nascimento e, depois, roda de conversa com mães atípicas e pessoa com deficiência.
Patrícia Ordini foi uma das mães atípicas que participou do encontro. Segundo ela, foi um momento especial. “Tive o prazer de participar do primeiro encontro do Grupo de Acolhimento para famílias atípicas, um espaço extremamente importante para as famílias e cuidadores de pessoas com deficiência, como mãe atípica e sem rede de apoio sei muito bem da importância de termos um local para recebermos cuidado e acolhimento. As palestrantes trouxeram questões importantíssimas para nossa saúde mental, física e emocional, foram momentos de muita emoção com cada história compartilhada pelas mães e de prazer com a apresentação da Sra Clarisse Youko e sua filha que me fizeram chorar de emoção com tanta sensibilidade e delicadeza na escolha perfeita das músicas que nos proporcionaram momentos de paz e conexão, realmente foram momentos maravilhosos em que estive totalmente presente e entregue fazendo algo por mim”, disse ela.
O projeto surgiu da sensibilidade em reconhecer a importância de cuidar também de quem dedica sua vida ao cuidado de pessoas com deficiência. Segundo a Diretoria da Pessoa com Deficiência, o grupo é aberto e contínuo, permitindo que novos participantes ingressem a qualquer momento, sem necessidade de encaminhamento específico.
Interessados em participar das próximas edições do “Cuidar de Quem Cuida” devem entrar em contato no telefone (11) 4593-1375 ou presencialmente na Diretoria da Pessoa com Deficiência, no Parque da Cidade.
sourceCom informações da Prefeitura de Itupeva
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!