Primeiro LIRAa de 2025 começa nessa segunda-feira e cerca de 3 mil imóveis serão visitados

Você está em:

Leia mais
Leia mais

Primeiro LIRAa de 2025 começa nessa segunda-feira e cerca de 3 mil imóveis serão visitados

Data de publicação: 09/01/2025

Leia mais

Leia mais

A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Vigilância Ambiental, realizará a partir de segunda-feira, dia (13) , o primeiro LIRAa ( Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti). O objetivo é conhecer o índice de infestação pelo mosquito nesta época do ano. A pesquisa será realizada por setenta agentes que vão visitar os imóveis selecionados.

Leia mais

De acordo com Jorge Lago, engenheiro ambiental , a partir da pesquisa será possível entender a real infestação do mosquito.“Importante entender qual a situação do município e mapear áreas de maior risco, para que se consiga direcionar melhor as atividades de trabalho de controle ao longo do ano”, finaliza Jorge.

Leia mais

Procedimento de trabalho no LIRAa

Leia mais

O agente de endemias percorre uma parcela dos imóveis da cidade, com amostragem previamente definida, para saber onde ocorrem os focos do mosquito e realizar coleta das larvas. O material então é encaminhado ao laboratório entomológico da secretaria de Saúde.

Leia mais

No laboratório, as amostras são analisadas e identificadas de acordo com a espécie de relevância em saúde pública (Aedes aegypti ou Aedes albopictus). A pesquisa é realizada seguindo toda uma metodologia predeterminada pelo Ministério da Saúde e ocorre 4 vezes ao ano de forma sazonal. A pesquisa serve para detectar a região com maior infestação na cidade. O resultado final obtido é enviado à Superintendência Regional de Saúde em Pouso Alegre e posteriormente encaminhado ao nível central.

Leia mais

No resultado, o principal índice observado para considerar a infestação do município é o Índice de Infestação Predial (IIP). Neste índice calcula-se a quantidade de imóveis onde foram encontradas larvas do mosquito Aedes aegypti dividida pelo número de imóveis pesquisados multiplicado por 100. O resultado obtido é expresso em porcentagem.

Leia mais

NÍVEIS DE INFESTAÇÃO:

Leia mais

A situação do município pode se enquadrar em 3 níveis de infestação diferentes, sendo:Baixo risco: 0 a 0,9Médio risco: 1 a 3,9Alto risco: valores maiores que 3,9

Leia mais

Dados de Poços de Caldas apontados pelo LIRAa de Outubro de 2024:

Leia mais

IIP: 1,1Situação: Médio riscoRegiões de maior ocorrência de focos do mosquito: Leste e sul

Leia mais

MEDIDAS PREVENTIVAS CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI:

Leia mais

– Sempre realizar a inspeção em caixa d’água e calhas de seu imóvel a fim de evitar que se tornem criadouros;– Guardar pneus em locais cobertos;– Realizar o tratamento e a devida manutenção de piscinas;– Esticar as lonas de modo que não acumulem água ou armazená-las em local coberto;– Remover pratos de planta ou preenchê-los até a borda com areia;– Manter coberto todo material reciclável presente no imóvel;– Guardar garrafas de boca para baixo;– Realizar a limpeza da bandeja do motor atrás de geladeiras e colocar uma colher de água sanitária;– Realizar a limpeza com bucha de vasilhas de água dos pets regularmente;– Verificar se não há outros materiais que acumulam água no imóvel.

Leia mais

sourceCom informações da Prefeitura de Poços de Caldas

Leia mais

Gostou deste story?

Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!

Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!

Batmão - Suzano TV - Folha 12